WWDC 2020: Conheça as principais novidades da Apple para os seus sistemas operacionais esse ano!

Oi, gente! Hoje a Apple apresentou seu evento com várias novidades pros sistemas da empresa, como por exemplo iOS 14, que eu contei tudinho aqui. Mas, além do sistema para smartphones, a empresa também falou sobre as novidades dos seus outros sistemas para o iPad, o Apple Watch e o Mac. 

Quer saber mais sobre eles? Vem comigo que eu te conto tudo!

iPadOS

o sistema pros iPads da Apple também ganha sua nova versão, o iPadOS 14. Aqui eles também ganham os Widgets pra colocar na tela principal. Bem legal, né? E pra quem adora ver as fotos no iPad, agora o aplicativo de Fotos ganharam uma aba lateral pra organizar as imagens. Dá pra, por exemplo, arrastar uma foto pra uma das pastas. Dá também pra você escolher como as imagens são mostradas (se grandes, pequenas, miniaturas, lista, etc) e também na ordem que você prefere.

E quem gosta de música vai adorar que no iPadOS 14 dá pra abrir uma página só pras músicas onde dá pra ver até as letras e acompanhar!

Outra mudança legal é que se você receber uma ligação no iPad, ao invés de abrir uma página só pra isso, tirando o que você tá fazendo, vai mostrar só uma notificação no topo de página. Bem melhor, né?

A ferramenta de busca agora é universal! Dá pra procurar contatos, mensagens, fotos, documentos, e-mails, ou até procurar por informações e fazer pesquisas na internet. Dá pra fazer de tudo, né?

A Apple Pencil é a canetinha que você pode usar no iPad pra fazer anotações, desenhar ou mexer na tela com mais precisão. Na nova versão, você pode escrever em cima de qualquer aplicativo ou serviço com digitação e ele automaticamente transformar em texto. Nada de digitar! 

Ah, e outra novidade legal é que dá pra selecionar os textos escritos e até mesmo mexer neles. E se for um endereço, ele pode abrir no Mapas. Se for um número de telefone, ele dá opção pra ligar. Muito bom, né? E errou alguma coisa? Você pode riscar pra apagar!

AirPods

Os famosos fones de ouvido sem fio da Apple, os AirPods, também ganharam melhorias. Ele vai poder identificar diferentes aparelhos e mudar de um pro outro automaticamente. Então se você tiver no iPhone e passar pra um iPad pra ver um vídeo, ele automaticamente muda ao detectar isso.

Eles também virão com uma nova tecnologia de áudio espacial que usa algoritmos pra simular os sons vindo de várias direções! Isso mesmo, dá pra perceber se ele vem dos lados, da frente ou de trás.

WatchOS

O WatchOS é o sistema operacional para os relógios inteligentes da Apple, que ganha mais uma versão, a WatchOS 7. Nela, você vai poder compartilhar as Watch Faces, ou seja, o que aparece na tela do seu relógio quando ele não tá sendo usado. Dá pra pegar de sites, de aplicativos e até mesmo trocar entre amigos.

E se você for usar o Mapas no Apple Watch, você vai poder ver caminhos por bicicleta também, com as direções e até dicas pra cortar caminhos. Ah, e ele também mostra se tem lojas de bicicletas por perto caso você precise de alguma coisa.

Ele também ganha suporte para detectar vários tipos de danças no aplicativo Workout App. Ele consegue detectar se você dança usando só os braços, só as pernas, ou os dois juntos.

No aplicativo Sleep você consegue gerenciar ainda mais o seu sono. Nele você pode definir um horário pra dormir e pra acordar, além disso ele também prepara o seu smartphone pra você se preparar pra dormir como desligar as notificações e até oferecer pra tocar músicas mais tranquilas. Ah, e os alarmes também são bem tranquilos pra você acordar com calma.

Ah, e olha que legal, o Apple Watch vai ser capaz de te ajudar a manter as mãos sempre lavadas e limpas, o que é muito importante agora, né? Quando você estiver lavando a mão ele consegue detectar o som da água e o sabão nas suas mãos e marca o tempo que você tem que esfregar pra limpar bem.

macOS

E claro, o macOS não poderia ficar de fora né? O MacOs é o sistema operacional dos computadores da Apple e ganha uma atualização chamada de macOS Big Sur. Ele chega com várias mudanças grandes em relação ao visual e design com diversos ícones e símbolos novos e mais bonitos. Eles ganharam uma interface mais translúcida que fica melhor adaptada ao fundo da tela e até suporte para o querido modo escuro. Bem legal, né?

O novo macOS também ganha um centro de controle, que já é usado no iOS e no iPadOS, pra você conseguir gerenciar ainda melhor seus trabalhos nos computadores da empresa com a ajuda de widgets, notificações e atalhos pra comandos rápidos. Outro detalhe do sistema que também tá mais parecido com os dos dispositivos móveis é a nova central de comunicações. Então quem já usa ou um iPhone ou um iPad vai notar muitas semelhanças.

Outra novidade bem legal é que os aplicativos do macOS também melhoraram. Alguns ficaram mais bonitos e tiveram uma remodelada e outros até ganharam novas funções. Um exemplo é o Safari, o navegador da Apple que, segundo a empresa, ainda é o mais rápido de todos.

Ele ganha a maior atualização dos últimos tempos com várias novidades como as extensões especiais pra melhorar ainda mais o uso do aplicativo. Assim como acontece no Chrome, o Safari também vai ter uma biblioteca com extensões, recursos de privacidade e desempenho protegidos.

E aí, qual das novidades foi a sua preferida? Me conta ai! 😉