WWDC 2014: Apple lança OS X Yosemite e iOS 8!

WWDC-2014-Apple-lanca-OS-X-Yosemite-e-iOS-8

Gente, hoje começou mais uma edição do WWDC, o evento fechado para desenvolvedores da Apple. É lá que eles apresentam e comemoram as novidades que vão permitir criar apps e games cada vez mais incríveis para você que adora iMacs, iPhones, iPads e todos os produtos da maçã.

Foi uma manhã técnica, viu? Nada de novos iPhones. Ela foi centrada no lançamento do iOS 8 e do OS X Yosemite, assim como os kits de desenvolvimento e até novas linguagens de programação. Mas eu fiz um resumo para facilitar. Acompanha aí!

O OS X Yosemite foi o primeiro a ser apresentado. A novidade número um aqui é que ele salta aos olhos! MESMO! Sabe o design “flat” dos iPhones e iPads? Agora o sistema para computadores também herdou essa tendência e ficou lindo!

Outra mudança incrível foi em sua central de buscas, chamada Spotlight. Ao ser acionada, ela se posiciona no centro da tela e é capaz de buscar TUDO, até mesmo contatos. Novidades também no Safari, que exibe seus sites mais visitados nos resultados da busca e permite rolar horizontalmente entre abas.

Uma grande mudança rolou também na forma como todos os devices se integram. Na prática isso vai permitir coisas como atender suas ligações direto do seu MAC! UAU!

Rolaram novidades também no iOS 8. Visualmente, pouca coisa mudou. Mas a barra de notificações ficou mais esperta, permitindo que você, por exemplo, responda mensagens diretamente por ela.

O spotlight também deu uma bela melhorada na versão móvel do sistema, indicando até mesmo músicas no iTunes. Ah, e olha só que legal: agora o teclado prevê as próximas palavras enquanto você digita. Legal, mas é para ficar atento para não pagar mico, certo? 😉

Outras novidades: o Messages vai permitir envio de mensagens de áudio (WhatsApp?) e vídeo. E o Family Sharing, outra função bem legal, ajuda a compartilhar itens comprados na iTunes Store com o mesmo cartão de crédito com outros membros da família. Ah, e tem também o Health, para acompanhar você em suas atividades físicas.

E, para fechar, uma boa notícia para quem adora o seu iPhone 5S: o TouchID, recurso de reconhecimento de digitais, vai funcionar com aplicativos de terceiros. Ou seja, além de desbloquear a tela, vai poder utilizar seu dedo como senha em alguns aplicativos.

As novidades chegam na primavera por aqui. Qual delas você curtiu mais?