Windows ou Mac? Você sabe as diferenças entre os dois sistemas operacionais?

Assim como nos smartphones, na hora de comprar um computador, você também pode escolher entre alguns sistemas operacionais. Nos celulares os principais são o Android e o iOS, não é? Pois é, nos computadores os principais são o já conhecido Windows. e o Mac, que é da Apple assim como o iOS. Mas você sabe quais são as diferenças entre eles? Vem cá que eu vou te contar algumas:

Segurança

 

Assim como o iOS, o Mac sempre foi visto como o mais seguro, mas as coisas não são exatamente assim, tá? É que a segurança especial do Mac vem de um recurso chamado de BSD, que faz com que o sistema peça uma senha para o administrador para instalar qualquer aplicativo, e por isso evita mais que aplicativo maliciosos sejam instalados.

Só que o Windows também já começou a adicionar recursos bem parecidos em suas versões mais novas! É, por isso ele também vem se tornando cada vez mais seguro. O que acontece é que como tem muito mais pessoas usando o Windows, os hackers e cyber criminosos geralmente preferem mirar nele e aí ele fica com essa fama de ser menos seguro.

Design

O design e a interface dos dois sistemas são bem diferentes, então para quem está acostumado com um, acaba estranhando o outro por isso. No Mac, por incrível que pareça, diferente do que acontece no iOS, o usuário tem mais liberdade para personalizar todos os aspectos do seu computador assim como mover pastas. Já no Windows já não tem tanta liberdade assim. Por isso se você está acostumado com o Windows e acessar outro computador que não seja o seu, não vai estranhar muita coisa, porque geralmente tudo está no mesmo lugar.

O Windows é mais legal para quem prefere trabalhar com janela cheia e visualizar tudo nela. Mas para quem gosta de fazer duas coisas ao mesmo tempo com janelas de tamanhos menores na tela, o Mac é mais recomendado. Não que não dê para fazer no Windows, tá? Tem como redimensionar as janelas, mas no Mac é um processo mais fácil. Em geral o Windows é mais fácil de se utilizar, por ser mais universal.

Programas

Os programas de computador são como os aplicativos no celular, tá? Então antes de decidir qual sistema operacional comprar, você pode dar uma olhadinha nos seus programas preferidos e no que você vai precisar usar e ver se ele tem compatibilidade com os dois, ou com o sistema que você pretende adquirir. Geralmente a maioria dos programas são compatíveis com o Windows, é difícil encontrar um que não seja, justamente porque ele é o mais utilizado.

Já o Mac tem uma vantagem para quem trabalha com edição de vídeos, de imagens e de áudio, porque ele tem os principais programas voltados para isso e com muitos recursos profissionais e interessantes. Enquanto isso, o Windows tem um destaque maior nos programas mais padrões, como por exemplo o Windows Office, que é usado para diversas finalidades.

Conexão com outros dispositivos

Outro ponto legal a se levar em consideração são seus outros dispositivos, como por exemplo, o celular. Se você tem um iPhone, se tem iPod, iPad, e outros produtos da Apple, eles vão ter uma integração muito mais fácil e melhor com um Mac, por ser tudo do mesmo ecossistema da Apple, não é? O iCloud mesmo é um serviço de nuvem onde você pode sincronizar arquivos como fotos, contatos, calendário, entre outros.

O Windows também tem seu ecossistema, ele pode integrar o Office, o Xbox, Outlook, e o OneDrive que é um dos sistemas de armazenamento na nuvem. Muitos smartphones Android já chegam com aplicativos de fábrica que facilitam essa conexão.

Opções de modelos

E também assim como acontece nos smartphones, o sistema da Apple tem menos modelos a serem escolhidos. É, porque assim como a empresa faz o iOS apenas para o iPhone, também só faz o Mac OS para os seus computadores próprios. Então se você quer um computador com Mac, tem que ser um da Apple, não tem outras opções.

E assim como o Google faz o sistema operacional Android, mas ele está em aparelhos de muitas marcas diferentes como a Motorola, Samsung, LG, Sony, entre tantos outros, também a Microsoft só faz o Windows e ele pode vir em computadores de várias marcas. Assim se você optar por um Windows, vai ter bem mais opções de modelos, de preço, de tamanhos, etc.

E aí, deu para aprendeu um pouco a diferença entre os dois sistemas? Qual deles você usa? Qual prefere? Me conta 😉