Windows 95 completa 25 anos! Descubra 10 curiosidades sobre ele!

Oi, gente! O Windows já chegou na versão 10 e durante os anos o sistema operacional da Microsoft passou por varias mudanças, mas quem aí lembra do Windows 95? Ele surgiu há exatos 25 anos e desde lá muita coisa mudou e evoluiu, como não podia deixar de ser.

Mas hoje, nessa data especial, eu resolvi trazer pra vocês 10 curiosidades bem legais sobre o Windows 95. Querem saber? Então vem comigo!

A chegada do Menu Iniciar

Vocês sabiam que o famoso menu iniciar surgiu no Windows 95? Pois é, ele foi a novidade mais interessante da versão na época e foi um dos recursos mais populares. Não é a toa que até hoje é muito usado, né? Inclusive quando a Microsoft tentou removê-lo no Windows 8 a resposta foi bem negativa!

 Uma interface mais bonita

Além do menu iniciar, o que o Windows 95 trouxe de muito importante pro sistema foi a interface como nós conhecemos hoje. Pra começar, chegou a barra de tarefas que fica na parte inferior da tela, que ajuda bastante, né? Com ela deu pra começar a ver os programas e janelas abertas.

E teve o Windows Explorer também, onde as pessoas começaram a pesquisar e encontrar programas e arquivos de forma muito mais fácil!

Internet Explorer também faz 25 anos

Isso mesmo, o Internet Explorer, famoso navegador do Windows, nasceu ali no Windows 95 também, o que quer dizer que o aniversário também é dele! Embora hoje em dia ele já não seja mais tão popular, quando ele chegou se tornou um sinal de evolução da internet!

A chegada dos periféricos

Antes do Windows 95 você não conseguia acessar nenhum periférico no computador, acredita? Pois é, ele foi o primeiro a ganhar o Plug and Play, que começou a permitir que as pessoas pudessem colocar acessários conectados ao computador como teclados e mouses. Nada mal, né?

Sonzinho específico

Sabe aquele sonzinho que aparece quando liga o Windows? Pois é, chegou também com o 95 e olha só que curiosidade interessante: ele foi bem caro! Brian Eno, que foi contratado pra criar a música, recebeu US$53 mil dólares, que na época valia muito mais do que hoje em dia. E olha que a musiquinha só tem 3,8 segundos!

Música com o Windows 95

A chegada do Windows 95 também foi uma revolução nas funções multimídias da Microsoft, e por isso a empresa até ofereceu um CD com vários vídeos e clipes, a´te o da banda Weezer que na época tava no início da carreira.

Friends Especial

Na época no lançamento do Windows 95 a séries Friends já fazia o maior sucesso e por isso a atriz Jennifer Aniston e o ator Matthew Perry, que faziam a Rachel e o Chandler no seriado, foram contratados pra fazer um vídeo de lançamento chamado de Cyber Sitcom! Que responda, hein? Olha só como ficou:

Muito marketing

Claro que a Microsoft queria investir bastante no Windows 95 e isso incluía marketing pesado. A empresa gastou cerca de 300 milhões de dólares só nisso, acreditam? Teve propagandas, campanhas publicitárias, e eles até iluminaram o Empire State Building com as cores do símbolo do Windows 95.

Ao menos pareceu dar resultado porque eles venderam mais de 40 milhões de unidades em apenas um ano!

Firme e forte

O Windows 98 chegou para ser o sucessor do Windows 95, mas apesar disso o clássico durou por muito tempo. A Microsoft só tirou o suporte pro Windows 95 no final do ano de 2001. Bastante tempo né?

E você, usou o Windows 95? Conhece alguém que usou? Já marca aqui pra eles saberem essas curiosidades!