Windows 10: o que eu sei até agora

Update: surpreendendo a todos, a Microsoft batizou o novo sistema de Windows 10. Segundo Terry Myerson, diretor-executivo da empresa, a ideia é representar um marco importante para todos os usuários, por isso a mudança de nome. Para ele, o Windows 10 será o primeiro sistema operacional da empresa a funcionar em todos os dispositivos: computadores, smartphones e tablets. Ele também unificará as lojas de aplicativos da Microsoft, permitindo que apps sejam descobertos, comprados e atualizados por todas as plataformas.

No evento, a Microsoft apresentou a versão “build 9841”, ainda em construção, do Windows 10. Nela, você pode conferir as novidades no Menu Iniciar. Nessa nova versão, a ideia é melhorar a experiência em dispositivos com mouse e teclado, sem deixar de lado computadores e tablets com tela touchscreen. 

O novo Menu Iniciar traz blocos dinâmicos de aplicativos, busca integrada e opções para desligar e reiniciar o computador. Isto é, funções voltadas para computadores com teclado e mouse físicos, sem touchscreen (telas sensíveis ao toque), mais comuns em empresas com workstations e muitos computadores desktop e notebooks domésticos.

A barra de buscas, antes localizada na barra de charms, – também foi levada para o Menu Iniciar. Através dela, serão mostrados os resultados universais de pesquisa, com dados do computador e páginas da internet.  Outra novidade: as janelas de aplicativos estão de volta no Windows 10. Para a felicidade de muitos usuários, nesta nova versão, os aplicativos voltaram a aparecer em janelas lado a lado, com os 3 botões tradicionais.

=====

Gente, a Microsoft está reunindo a imprensa hoje em São Francisco para mostrar como anda o progresso da nova versão do Windows. As novidades também envolvem uma nova versão do sistema móvel, o Windows Phone. Eu estou de olho no que está rolando mas, durante o final de semana, fiz uma pesquisa aqui sobre os rumores mais concretos até agora. Se liga!

A nova versão deve retornar com o menu inicial. Sim, a turma reclamou e aquele prático ícone que reunia programas, arquivos e fotos mais utilizados ao alcance de um clique. Segundo minhas fontes, o visual deve mudar um pouco, com uma experiência semelhante ao Windows Phone, olha só:

Outra novidade é a capacidade de criar diversas áreas de trabalho independentes, com o OS X já faz a um tempinho. Assim será possível criar ambientes para lazer, escritório, faculdade etc.

Para completar parece que a nova versão do Windows vai unir  diversas soluções de sua versão móvel, o que tem se mostrado uma tendência no mercado digital, não é mesmo? Em função dessa estratégia é possível que a nova versão traga também uma central de notificações única, como nos celulares, onde você poderá confirmar tudo o que chegou de e-mails, mensagens e demais alertas. dá uma olhadinha neste  vídeo:

Estou de olho por aqui e volto assim que souber de mais novidades! E você: o que gostaria de ver no novo Windows?