Windows 10: o que você vai ganhar (e perder) com a atualização

windows-10-o-que-voce-vai-ganhar-e-perder-com-a-atualizacao

Quem tem as versões do Windows 7 ou 8.1 já deve ter recebido, (ou vai receber), a notificação pra baixar o novo Windows 10, no computador. Com ela, você poderá reservar gratuitamente, a atualização pra fazer o download, assim que ela estiver disponível, a partir de 29 de julho!

Além das novidades do Windows 10 que eu comentei aqui no blog, a Microsoft fez uma listinha também do que você não vai ver nessa nova versão. Mas, calma, são coisas pequenas, mas é sempre bom saber! 😉

O que vem por aí

Central de Ações

Olha só que legal, essa função veio do Windows Phone e traz notificações de outros programas. Com ela, você pode realizar comandos direto no painel, por exemplo, dá pra atender uma ligação do Skype e acessar configurações na parte inferior.

Office

Só pra se ter uma ideia, a Microsoft criou apps simplificados do Word, Excel e PowerPoint para que você possa fazer edições rápidas em documentos, seja com toques ou com teclado e mouse. Prático, né?

Microsoft Edge

O novo navegador web desenvolvido exclusivamente, para o Windows 10, traz modo leitura e permite fazer anotações à caneta nas páginas. Adorei! Ah, além disso, ele terá suporte para as extensões do Chrome ou Firefox .

Novo Menu Iniciar

Ele está de volta! E agora repleto de blocos dinâmicos e com um detalhe: dá pra personalizar! Por exemplo, se você quiser, dá pra deixar que o menu ocupe a tela inteira, igual ao Windows 8.

Cortana

Como você já sabe, a assistente pessoal de voz também veio do Windows Phone para os PCs. Ela responde perguntas, permite ditar e-mails, mensagens e exibe informações importantes pra você. A assistente de voz também vai se vincular a apps para iOS e Android, mas por enquanto, ela está restrita aos Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha.

Windows Spotlight

Esse é um recurso opcional e fica na tela de bloqueio, mas permite trocar a imagem de fundo, mostrando diferentes informações ao longo do dia. Ah! Ele também pode exibir sugestões de apps para baixar.

Continuum

Esse recurso é muito legal também, viu? Principalmente pra quem adora um tablet. Isso mesmo! O Windows 10 assume um modo exclusivo para tablets, quando você quiser. Por exemplo, ele aumenta o tamanho dos botões na barra de tarefas, abre o Menu Iniciar em tela cheia e exibe um botão Voltar universal.

Xbox

Hora do show! Com ele no seu computador, você pode se divertir gravando e compartilhando vídeos de jogos com o Game DVR, além de fazer streaming de jogos do Xbox One.

Loja do Windows

A loja vai juntar apps, música e vídeos. Quanto aos aplicativos, ela vai oferecer programas desktop “empacotados”, ou seja, que não têm acesso profundo ao sistema, mas que podem ser facilmente desinstalados.

Apps Metro renovados

Quem usa Windows 8, sabe que tem alguns programas que rodam sempre em tela cheia, né? Então, no Windows 10, eles poderão ser redimensionados e organizados como janelas. Outra coisa, os apps de Música, Vídeo, Clima, Notícias, Email, Calendário e outros foram atualizados com um visual totalmente repaginado. 😉

Áreas de trabalho

Agora tem um novo botão na barra de tarefas, que permite que você alterne, entre um programa e outro! E para organizar seus aplicativos abertos, você conta com a ajudinha do “Snap Assist “, – que funciona assim: ao arrastar uma janela para a borda direita, ela ocupa metade da tela, daí você recebe sugestões de qual programa pode ocupar o lado esquerdo, por exemplo. Legal, né?

Windows Hello

Na verdade ele serve pra você fazer login sem ter que usar senha. Mas, o recurso é ultra tecnológico: pra acessar você precisa mostrar seu rosto, sua íris ou sua impressão digital para ter acesso ao sistema. Porém, como explica a própria Microsoft, pra você desfrutar dessa facilidade toda, tem que ter uma câmera infravermelha iluminada especializada para o reconhecimento facial ou detecção de íris, ou um leitor de impressão digital, que dê suporte ao Windows Biometric Framework, ou seja: $$$$ rsrs…

Novos ícones

Pra quem adora personalizar as pastinhas todas, dá uma olhadinha neste novos ícones que chegam com o novo Windows:

windows-10-o-que-voce-vai-ganhar-e-perder-com-a-atualizacao-1

O que você vai perder

Como em tudo que é novo, alguns recursos vêm e outros se vão. A Microsoft fez uma lista do que o Windows 10 irá remover:

Windows Media Center

Hoje em dia esse programa nem é mais usado pelos usuários, mas ainda roda no Windows 8. E como ele não é compatível com o Windows 10, então, ele será removido de vez.

Paciência, Campo Minado e Copas do Windows 7

Pois é gente, esses joguinhos também serão removidos durante a instalação. Mas, vale lembrar que a Microsoft lançou novas versões deles, chamadas: “Solitaire Collection”, (Paciência) e “Minesweeper”, (Campo Minado), que estarão disponíveis gratuitamente na Loja. Ebaaa!

Gadgets de área de trabalho do Windows 7

Eles já foram removidos do Windows 8 e não voltarão no Windows 10. Se você ainda usa, melhor ir se despedindo deles, antes de instalar o Windows 10, viu? A boa notícia é que boa parte da funcionalidade deles, assim como calendário e previsão do tempo, pode ser facilmente substituída por blocos dinâmicos no menu Iniciar.

E como vai funcionar a atualização?

Olha só, se você precisar de algum suporte, ou mesmo um passo a passo, para fazer essa atualização, a Microsoft tem uma página, (em português), com a tabela de atualização para o Windows 7 e 8.1. E você poderá acessá-la por aqui: www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-10

Ahh! E tem mais! Eles fizeram um vídeo bacana, explicando como fazer a reserva do novo Windows 10:

Vale lembrar também que de acordo com a Microsoft, a atualização é gratuita sim: “Essa atualização gratuita será oferecida por um ano depois que o Windows 10 estiver disponível. Assim que fizer a atualização, o Windows 10 é seu.”

Resumo da ópera: você tem até julho de 2016 para baixar a atualização. Depois de baixar e instalar, o Windows 10 será seu!

 E aí, o que você achou das novidades do novo Windows 10? Conta pra mim!