WhatsApp vai fazer chamadas VoIP e gravar ligações

whatsapp-vai-fazer-chamadas-voip-e-gravar-ligacoes

Gente, tenho uma supernovidade que vai dar o que falar, literalmente! A nova versão do WhatsApp finalmente vai trazer chamadas telefônicas VoIP, mas, além disso, o aplicativo vai permitir que elas também sejam gravadas. Quer saber mais? Vem com a Lu, vem!

Mas antes, só pra você entender um pouquinho como funciona, o VoIP ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método que transforma sinais de áudio analógicos, como os de uma chamada telefônica, em dados digitais que são transmitidos pela internet ou através de qualquer outra rede de computadores baseada em IP (Protocolo de Internet). Uma das vantagens é que uma conexão de internet pode se tornar uma forma de fazer ligações telefônicas gratuitamente. Interessante, não é mesmo?

Então, esse recurso VoIP já está disponível há um tempinho em aplicativos como Viber, Skype, Tango, Google Hangouts e Facebook. Com ele você pode fazer uma ligação usando sua conexão banda larga, o que é ótimo para economizar na conta telefônica. Mas o que está chamando atenção na novidade apresentada pelo WhatsApp, é a opção de gravação das chamadas, que já é feita pelo Skype.

Lógico que essa possibilidade de gravar chamadas envolve questões jurídicas. Nos Estados Unidos, por exemplo, é ilegal fazer a gravação de uma conversa telefônica sem o conhecimento e consentimento de pelo menos uma das pessoas. Com esse recurso do aplicativo é possível, segundo a lei federal, que numa ligação uma das pessoas grave a conversa sem que a outra seja informada, e isso pode dar um problemão, né? Em alguns estados a legislação exige que todos em uma conversa saibam que ela está sendo gravada e, em alguns casos, a lei estadual pode substituir a federal. Ai, que confusão!

Já no nosso país, para que uma conversa seja gravada sem o conhecimento das pessoas, é necessária uma ordem judicial. E se não houver uma determinação da justiça, a conversa só pode ser gravada se todos os envolvidos souberem da gravação. Bom saber, né?

Só que não fica por aí! Mesmo que a intenção do aplicativo seja facilitar e tornar as conversas divertidas, alguém pode usar de maneiras não muito éticas, como divulgar algo que foi dito durante o papo e não foi autorizado ser passado para frente, numa rede social, por exemplo. Já pensou que coisa mais chata?

Mas, apesar desses rumores da nova versão do Whatsapp, todos os aplicativos têm os seus termos de uso e as politicas de privacidade, não é verdade? Por isso, como dica, leia tudo direitinho para que você não fique com dúvida alguma sobre esse novo serviço. E qualquer coisa, me pergunta que eu ajudo, tá? 😉

Você já usa o recurso de ligação de algum outro app? E esse de gravar as conversas, acha que vira moda?