WhatsApp vai avisar quando você receber links suspeitos!

Segurança nunca é demais! O WhatsApp é um aplicativo tão usado no mundo todo que eles precisam estar sempre preocupados com isso. Até porque é por onde mais se espalha notícias falsas, sabia disso?  Pois é, pensando nisso a empresa já começou a correr contra o tempo para adicionar recursos e deixar os usuários mais seguros dentro da plataforma.

De olho nos links!

Um desses recursos acaba de chegar na versão beta do WhatsApp, o que significa que já está começando a ser testado pra logo chegar na versão padrão do aplicativo! É aquele recurso que avisa se um link enviado para você através de uma conversa no WhatsApp é suspeito ou não.

E como eles sabem disso? Ah, eles procuram por detalhezinhos no endereço do link que são considerados suspeitos e que às vezes a gente nem vê! Por exemplo, uma letrinha fora do lugar, ou um caractere que se parece bastante com a letra do nosso alfabeto, mas  não é! Dá uma olhadinha nesse link na imagem abaixo. Viu que tem um pontinho embaixo do w do whatsapp? Não, não é sujeirinha na sua tela não, é uma forma de fazer um site falso e enganar as pessoas.


E vai funcionar assim mesmo, quando você receber um link e o WhatsApp notar que ele é suspeito, essa mensagem vai aparecer na sua tela. Dá para seguir para o site mesmo assim, mas aí é por sua conta em risco, e ao menos que tenha 100% de certeza de que é um site confiável, minha dica é não arriscar!

Segurança em primeiro lugar

O WhatsApp está fazendo de tudo mesmo para nos deixar mais protegidos. Há pouco tempo ele começou a colocar um aviso que mostra quando alguém te manda uma mensagem encaminhada. Isso serve para impedir que as correntes fiquem se espalhando pelo aplicativo e principalmente, boatos e notícias falsas.

Por enquanto o recurso do link suspeito ainda está sendo testado pelo pessoal que usa o Beta, então não vai aparecer na versão padrão ainda. Mas não deve demorar muito para chegar até todos.

O que você acha dessas medidas de segurança do WhatsApp? Se sente mais seguro assim? Já recebeu notícias falsas? Me conta aí, quero saber tudo 😉