WhatsApp toma medidas para combater a disseminação de notícias falsas. Vem saber mais!

Oi, gente! Nesse momento onde o isolamento social é tão importante pra impedir que o Coronavírus se espalhe no Brasil, muitas pessoas estão falando e se comunicando apenas por telefone, chamadas de vídeo e mensagens, né? E se o WhatsApp antes já era muito usado, agora então é um dos principais aplicativos de comunicação!

Isso é muito bom porque você pode estar sempre em contato com quem ama, mas também pode trazer alguns problemas como por exemplo o aumento da disseminação de notícias falsas, as famosas fake news. Por isso, o WhatsApp resolveu tomar uma decisão pra tentar diminuir isso. Quer saber mais? Vem comigo que eu conto!

Limitando as mensagens

Mensagens compartilhadas são importantes em conversas, homenagens, alertas, comunicados entre outras coisas, mas por vezes elas podem acabar contendo informações falsas e ajudar a disseminar isso. E na maioria das vezes quem repassa essas mensagens nem sabe que ela é falsa!

O WhatsApp já tinha limitado antes o compartilhamento de uma mensagem pra até 5 vezes por vez, e isso já ajudou bastante a reduzir que fake news fossem espalhadas pelo aplicativo. De acordo com eles, ajudou a diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas no mundo todo.

Mas, agora em tempos de coronavírus e como isso é ainda mais importante, a empresa divulgou que vai limitar ainda mais. A partir de agora só vai ser possível encaminhar uma mensagem pra uma conversa por vez. 

Todas as mensagens compartilhadas são mostradas com um símbolo de duas setinhas, assim quem recebe sabe que a pessoa que mandou não é quem escreveu aquilo, tá?

Checando os fatos

Se você recebeu uma mensagem e não sabe se ela é verdadeira ou não, o WhatsApp ainda oferece número de organizações de checagem de fatos oficiais de cada país. Aqui no Brasil as organizações para isso são as Aos Fatos e AFP Checamos. Pra ter acesso ao contato delas é só clicar aqui.

Uma dica muito importante pra você fazer sua parte nessa luta contra as fake news é não compartilhar mensagens se você não sabe se elas são verdadeiras ou não, tá?

E aí, o que achou dessa medida do WhatsApp? Marca os familiares e amigos e vamos juntos combater as fake news 😉