WhatsApp, Telegram ou Signal? Conheça as vantagens e desvantagens de cada um!

Oi, gente! Com toda essa discussão sobre os novos termos do WhatsApp e a migração de muitas pessoas pra outros mensageiros como o Telegram e o Signal, vocês devem estar se perguntando quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos aplicativos, né?

Hoje eu vou falar um pouco sobre eles pra vocês, vem comigo!

WhatsApp

O WhatsApp ainda é atualmente o mensageiro mais utilizado pelas pessoas e isso é uma grande vantagem do serviço já que praticamente todo mundo tem acesso a ele e é mais fácil encontrar alguém e manter contato pelo mensageiro.

Ele tem as conversas encriptadas, o que significa que ninguém tem acesso a elas, tornando assim o uso ainda mais seguro. É um aplicativo grátis, e não tem propaganda, o que também é bem legal e torna o uso mais confortável. Com ele dá pra fazer chamadas de vídeo, de voz, usar adesivos, gifs e enviar documentos.

Porém, atualmente a grande desvantagem do serviço é justamente o seu novo termo, que vai começar a valer no mês que vem e que faz com que seus dados sejam passados pro Facebook. Isso acaba tirando um pouco a privacidade do uso e muitas pessoas não gostaram da ideia.

Além disso, o serviço ainda peca por faltar algumas funções básicas que já existe em outros aplicativos como por exemplo o uso em computadores de forma independente do smartphone, ou edição de mensagens.

Ainda não tem o WhatsApp e quer experimentar? É só fazer o download pra Android clicando aqui ou pra iOS clicando aqui.

Telegram

O Telegram é geralmente o primeiro mensageiro a se destacar quando o assunto é competir como  WhatsApp. Ele também utiliza o seu número de telefone e também é gratuito e sem propagandas. Uma das suas grandes vantagens é que você pode usá-lo no navegador sem qualquer dependência com o smartphone, ou seja, nem precisa ter o app instalado no smartphone se não quiser.

Ele conta com algumas funções que o WhatsApp não tem, como por exemplo a fixação de mensagens nos grupos, número de participantes ilimitados, chats secretos com mensagens autodestrutivas, uso de bots para tarefas como procurar imagens ou gifs , compartilhamento de arquivos pesados, e suporte para fazer vários logins em vários dispositivos ao mesmo tempo. Uma vantagem do Telegram é que pra alguém te adicionar você não precisa necessariamente passar o seu número de telefone, pode passar apenas o nome de usuário (e dá também pra esconder o número de telefone se quiser, mesmo depois de adicionar a pessoa).

Porém ele não tem a função de Status, encontrada no WhatsApp, e que funciona como se fossem Stories na plataforma. Ele também ainda não é tão famoso quanto o WhatsApp então pode ser que nem todo mundo que você conheça tenha uma conta no Telegram. O serviço conta com criptografia de ponta a ponta, porém ela só é usada nos chats secretos e não em todas as conversas.

Gostou do Telegram e quer usar no celular? É só fazer o download pra Android clicando aqui ou pra iOS clicando aqui.

Signal

O Signal vem ganhando cada vez mais destaque nesses últimos dias, principalmente por ter sido indicado por pessoas famosas como Elon Musk. Ele é um mensageiro que, assim como o WhatsApp, também tem criptografia de ponta a ponta padrão, protegendo todas as conversas. Ele ainda conta com opções extras pra manter a segurança como bloquear que alguém faça uma captura de tela, que desfoque o rosto nas fotos enviadas pelo app e opção pra apagar a mensagem depois que ela for lida.

Suas funções são mais limitadas em relação ao Telegram, e são mais parecidas com a do WhatsApp. Ele suporta chamadas de áudio e vídeo, dá pra enviar e receber arquivos e também pra criar conversas em grupo, além de poder ser usado como o aplicativo padrão pra receber SMS.

Porém o Signal ainda é um aplicativo novo em comparação com os outros dois, o que significa que ele ainda tá caminhando para ter funções mais completas e iguais aos outros. Além do mais, ele tá começando a ser conhecido no Brasil agora, o que significa que é ainda mais difícil encontrar pessoas que tenham acesso a ele para manter conversas e contato.

Pra conhecer melhor o Signal é só fazer o download pra Android clicando aqui ou pra iOS clicando aqui. 

E aí, agora que você conhece mais um pouco sobre os app, qual é o seu preferido? Me conta aí 😉