WhatsApp sofre ataque hacker! Entenda o que aconteceu e como se proteger.

Oi gente! Vocês sabiam que o WhatsApp é um dos aplicativos mais seguros que existe né? Isso porque as conversas são encriptadas e isso significa que ninguém tem acesso a elas, nem mesmo a própria empresa! Mas infelizmente nem todo app é totalmente seguro e por isso ele foi vítima de um ataque de hackers esse mês.

Quer entender o que aconteceu e como se proteger? Eu explico tudinho, vem comigo!

WhatsApp sofre ataque

Acontece que o aplicativo tinha um tipo de vulnerabilidade e eles se aproveitaram disso! É, através de uma ligação de voz eles conseguiam instalar um spyware nos celulares, que é um programa malicioso capaz de ter acesso a dados e informações dos aparelhos. O próprio WhatsApp confirmou a notícia!

E o mais perigoso é que a chamada era apagada do histórico, então quem não via na hora depois nem sabia que tinha recebido essa tal chamada. Preocupante, né? Mas o WhatsApp também falou que esse ataque não foi generalizado, ou seja, quem fez isso não queria informações de qualquer pessoa e sim de empresas de segurança da internet ou do departamento de justiça lá dos Estado Unidos.

Mas quem foi o responsável?

Ainda não se sabe ao certo, mas a principal suspeita é uma empresa de cibersegurança israelense chamada de NSO. Isso porque já aconteceram alguns ataques hackers antes que foram ligados a ela, e que eram bem parecidos com esse. Ainda assim a empresa negou que tá participando disso.

Como se proteger?

A boa notícia é que o WhatsApp já detectou essa vulnerabilidade e já lançou uma atualização pra deixar o celular de todo mundo protegido contra ela, tá? Então se você quer continuar protegido é altamente recomendável que você atualize o seu. Independente se é Android ou iOS, tá? Porque o ataque aconteceu nos aparelhos que rodam os dois sistemas!

Pra atualizar seu WhatsApp é só ir na Play Store, se o seu celular for Android, ou na App Store se o seu celular for iOS, e então procurar pelo aplicativo lá e clicar em “Atualizar”. Bem fácil, né?

E aí, o que você acha desse tipo de ataque? Qual aplicativo que você mais usa atualmente pra conversar com os amigos e familiares? Me conta aí 😉