WhatsApp se prepara para possível bloqueio por parte das operadoras

whatsapp-se-prepara-para-possivel-bloqueio-por-parte-das-operadoras-0

Gente, a sexta-feira nem bem começou, mas acabei de receber uma notícia um pouco preocupante aqui no blog: algumas operadoras de telefonia estão mesmo pensando em bloquear o serviço de voz do WhatsApp!

Olha só, um pedido feito pela desenvolvedora do aplicativo revelou uma preparação da empresa, para um possível bloqueio de seus serviços por parte das empresas de telefonia. Como se sabe, não é hoje que essa possibilidade vem sendo pensada por elas, não é verdade?! Tanto que eu até comentei sobre isso aqui no blog, lembra?

Mas, me parece que o primeiro país que deve sofrer com essas limitações impostas pelas grandes operadoras é a Itália, já que a equipe de tradução de software do país, recebeu primeiro, os pedidos para colocar frases na versão italiana do aplicativo, sabe?

E o mais curioso, é que as frases tratam justamente de alertar os usuários sobre a ação de operadoras, para limitar o serviço de voz! Dá uma olhadinha nos avisos abaixo que foram traduzidos para o português:

– Não foi possível efetuar a ligação, porque a sua operadora restringe ligações pelo WhatsApp. Tente se conectar ao Wi-Fi e ligue novamente.

– Não foi possível efetuar chamada, porque seu celular está conectado a uma rede que não permite ligações pelo WhatsApp. Conecte-se a outra rede ou desligue o Wi-Fi.

– Seu plano de telefonia não permite realizar chamadas pelo WhatsApp. Tente mudar para outra operadora, ou se conectar a uma rede Wi-Fi.

– Sua rede WiFi impede a realização de chamadas pelo WhatsApp. Tente trocar de rede ou desligar seu WiFi e use seu plano de dados móveis.

– Operadora de celular ou rede WiFi não permite a realização de chamadas pelo WhatsApp.

Agora, veja o aviso original enviado em inglês aos desenvolvedores italianos:

whatsapp-se-prepara-para-possivel-bloqueio-por-parte-das-operadoras-1

Ah, e outra coisa que eu comentei aqui também, que as operadoras no Brasil, já estão querendo aplicar uma taxa pra função de chamadas por voz no WhatsApp, já que elas precisam pagar um taxa anual para a Anatel para manter seus números de clientes ativos. Só que até o momento nada ainda está confirmado aqui no país, viu?

Mas, assim que eu souber de mais detalhes sobre esse assunto, volto correndo aqui no blog pra contar, tá? Fique ligado!

E aí, me conta, você acha possível que a chamada por voz do WhatsApp seja mesmo cobrada, aqui no Brasil?