WhatsApp Business: tudo o que você precisa saber pra usar o serviço

Gente, não faz muito tempo que o WhatsApp Business foi liberado pra todos os usuários Android e, se você tem uma pequena ou média empresa, eu quero te ensinar a usar esse novo aplicativo que vai te facilitar muito a vida!

Que o WhatsApp é um dos  meios de comunicação mais importantes  para os brasileiros é inegável. É pelo app que a gente fala com o crush, fazemos negócio, marcamos encontros e colocamos o papo com a família em dia!

O WhatsApp Business veio pra ficar focado no seu negócio, separando o que é pessoal do que é trabalho. Adorei!

O Business é um app dedicado pro Android, grátis pra baixar e foi feito pra atender as necessidades de uma pequena empresa. Com ele, você vai ter uma interação mais facilitada com seus clientes, além de ferramentas pra automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens.

Criando a sua conta

Baixe o WhatsApp Business pra Android aqui. Com a interface muito parecida com a do Whats normal, a primeira coisa que ele vai te pedir é pra cadastrar um número de celular.

A parte legal é que se você já tem um número só pra negócios, o aplicativo vai reconhecer que o número está cadastrado no WhatsApp normal e dizer que você pode transferí-lo pra uma conta Business.

Depois disso, você cadastra as informações úteis pros seus clientes, como seu endereço, horário de funcionamento, descrição da empresa, endereço de e-mail, foto, nome e website.

Organize as suas informações

O Business tem uma função muito interessante chamada de “Etiquetas”. Com ele, você pode separar as conversas por categorias, como: “Novo consumidor”, “Novo Pedido”, “Pedido Pago”, “Pagamento Pendente” e por aí vai. Assim você tem um controle maior de em que passo está cada negócio que você faz.

É só acessar as três bolinhas do canto superior de uma conversa pra adicionar uma Etiqueta!

Resposta Rápida

Não é ótimo quando a gente manda uma mensagem e ela é respondida rapidinho? É assim que você quer que seu cliente se sinta, né? Por isso, o Business permite cadastrar respostas rápidas pra quando você estiver longe do celular ou fora do horário de trabalho, ainda assim conseguir prestar um bom atendimento.

Em “Configurações”, no aplicativo, e depois em “Configurações da Empresa”, toque em “Mensagem de Ausência”, e aí cadastre uma mensagem padrão pra quando você estiver fora do horário de trabalho.

Também dá pra criar uma “Mensagem de Saudação”. Assim o seu cliente já vai receber um belo oi com informações úteis.

Em “Respostas Rápidas” você pode criar algumas respostas padrões, assim você não precisa ficar digitando toda hora a mesma coisa. Olha que bacana! Depois de salvá-las, na mensagem, é só digitar “/“ e o atalho, como “/obrigado”, “/atelogo”, “/pagamento” e por aí vai pra uma mensagem inteira ser enviada!

Estatísticas do fluxo de mensagens

Além de todas essas facilidades, você ainda consegue descobrir o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas. Ou seja, é muito mais fácil estabelecer metas de atendimento assim. Arrasou!

Em “Configurações”, e “Configurações da empresa” é só tocar em “Estatísticas” que lá estarão todas as suas informações. Uma mão na roda, hein?

O WhatsApp Business é incrível, né? Bem que podia ter uma versão pra iPhone também!