Você sabia que o Orkut sai do ar hoje?

orkut-sai-do-ar-em-setembro-aprenda-a-salvar-as-fotos-de-la

Gente, momento nostalgia aqui, viu? Hoje o Google vai retirar do ar definitivamente o Orkut, que já foi a maior rede social do país. Segundo dados de pesquisas da época 82% dos brasileiros online passavam, em alguma hora do dia, pelas comunidades, perfis e scraps desse ambiente criado por um programador turco (Orkut, pasme, era o nome dele!) mas que fez sucesso incrível por aqui.

O auge da rede social  por aqui foi por volta de 2005, quando as comunidades mais famosas (Eu odeio acordar cedo, Por que a Hello Kitty não tem boca, Por que o quadro negro é verde, entre outras) hospedavam discussões, memes e piadas atualizadas minuto a minuto, você lembra?

E perfis famosos, como a da paulista Katilce que subiu no palco no show do U2 e bateu o recorde com 1 milhão de scraps? Aliás, você lembra o que era um scrap, né? Bom, na verdade, ele servia para quase tudo, de pedido de casamento a bronca de patrão. rsrs Eram rápidas mensagens que você deixava no perfil de seu amigo. Ai que divertido lembrar disso gente!

Até a nossa equipe tinha uma comunidade por lá, sabia? A turma compartilhava informações legais e queria conhecer colaboradores de outras lojas, muito legal mesmo.

orkut-sai-do-ar-hoje

O Orkut começou a perder impacto ali por 2011 quando o Facebook foi, lentamente, atraindo mais e mais usuários até desbancar a primeira tentativa de rede social do Google. Aliás, a marca tentaria outra vez com o Google Plus, sem atingir o mesmo sucesso.

Uma pergunta que ocorre a muita gente é, se era tão acessado por aqui por que o Google não investiu em sua manutenção? É assim ó: segundo o post oficial da própria empresa, YouTube, Blogger e o próprio Google Plus acabaram por herdar muitas das funções da antiga rede, o que motivou a concentrar as energias nelas e não no fundador da turma toda. Enfim, coisas do Google, né?

Mas, e aí, como faz para recuperar as informações por lá? Ainda tem como? Se você correr tem: o Google criou uma ferramenta especial para isso, como avisei aqui neste post. Ela se chama TakeOut. Basta você acessar a ferramenta, logar com sua conta no Google e baixar todas as informações do Google, que deve estar marcado como única opção na lista.

Gente, passei mesmo só para relembrar vocês deste momento. Fiquei nostálgica. Você tem alguma lembrança legal do Orkut? Então comenta aí!