Você sabe tudo sobre o WhatsApp Web? Confira 7 informações essenciais sobre o serviço!

Oi, gente! Na semana passada eu avisei a vocês que agora o WhatsApp Web tem a opção do Modo Escuro e até ensinei como colocar, lembram? É só clicar aqui pra relembrar. Mas muita gente ainda tem dúvidas de como funciona essa versão do mensageiro no computador. Dá pra usar longe do celular? Tem todos os recursos do aplicativo no celular? Qual é a versão de desktop?

Se você também quer conhecer mais sobre o WhatsApp Web, confira essas 9 informações importantes pra todo mundo ficar por dentro do serviço!

O WhatsApp Web funciona pelo navegador

A versão Web do WhatsApp é um espelhamento do aplicativo do celular, ou seja, é como se você colocasse uma cópia do aplicativo pra funcionar no seu computador. Ele abre no navegador, por isso é preciso ter internet, e como ele é um espelhamento, o WhatsApp precisa estar funcionando no smartphone também, tá?

Pra acessar é só entrar no site clicando aqui ou apenas digitar na barra de pesquisa web.whatsapp.com e entrar. Ele vai te pedir pra ler o código QR pelo celular e pra isso basta ir nos três pontinhos e escolher a opção Configurações e em seguida na opção WhatsApp Web.

Pronto, agora toda mensagem vai aparecer no navegador, assim como no celular, e ele vai te avisar quando tiver mensagem nova. É bem mais fácil conversar pelo pc do que no smartphone né?

O WhatsApp Web não tem todos os recursos do aplicativo

Você consegue fazer o básico com o WhatsApp Web, que é conversar, enviar e receber arquivos, enviar e receber áudios, documentos, entre outras. Mas alguns outros recursos não dá pra ter acesso por essa versão, como por exemplo postar no Status, ou criar uma lista de transmissão, adicionar um novo contato e nem fazer chamadas de áudio e de vídeo.

Existe o WhatsApp Web e o WhatsApp Desktop

Muita gente se confunde com esses dois, mas eu vou explicar a diferença entre eles. O WhatsApp Web é acessado pelo site, como eu já mostrei lá em cima. Já o Desktop é um aplicativo oficial para Windows e MacOS que você baixa e instala no seu computador e por isso não precisa do navegador.

Se você quer descobrir qual dos dois faz mais o seu estilo, clica aqui que eu te ajudo a escolher!

O WhatsApp Web funciona longe do celular

Outra dúvida que muita gente tem é se dá pra usar o Web sem o celular estar por perto. A resposta é sim. Desde que o Web já esteja autenticado pelo QR Code, o smartphone pode estar longe, mas é preciso que mesmo longe ele ainda esteja ligado e conectado à internet, tá? Seja por Wi-Fi ou por dados móveis. Se o WhatsApp não estiver funcionando no smartphone, não vai funcionar no Web.

Essa é uma grande vantagem do WhatsApp Web, porque dá pra você usar o serviço no navegador enquanto o celular está carregando longe de você, por exemplo.

A sessão no WhatsApp Web continua ativa mesmo fechando a aba

Se você divide o computador com alguém, fique atento a essa informação. Ao fechar a aba do WhatsApp Web ele não encerra a sua sessão, tá? Ou seja, basta entrar no site de novo que ele vai abrir já conectado no seu WhatsApp. Isso é ótimo pra quem usa o computador sozinho porque não precisa ficar autenticando toda vez, mas pra quem divide o pc, é importante desativar a sessão para que outra pessoa não tenha acesso as suas conversas.

Pra isso, basta você ir nos três pontinhos que fica no lado esquerdo da tela acima dos seus contatos e clicar em “Sair”. Dá também pra sair pelo celular, basta ir em Configurações, WhatsApp Web e escolher a opção “Sair de todas as sessões”.

O WhatsApp Web não salva fotos automaticamente

Na versão Web do WhatsApp quando alguém te manda uma foto, ela não pode ser salva automaticamente como acontece no celular, tá? Ele só carrega a foto na tela, então se você quiser salvar tem que fazer isso manualmente. É só clicar com o botão direito nela e escolher a opção de salvar imagem.

Ou, se você preferir, também é só clicar na opção de Download que aparece quando você abre a foto, que é a setinha pra baixo.

O celular avisa quando o WhatsApp Web tá ativo

Sempre que você estiver conectado com o WhatsApp Web no computador, vai aparecer uma mensagem no seu celular avisando. Isso é legal porque caso alguém acabe entrando no seu pc e usando o serviço, você vai saber.

E aí, gostou de ficar sabendo mais sobre o WhatsApp Web? Marca os amigos pra eles ficarem por dentro também! 😉