Você sabe qual é o melhor 4G no Brasil? Eu te conto!

voce-sabe-qual-e-o-melhor-4g-no-brasil-eu-te-conto

Gente, o final de semana é ótimo pra passar um tempo no celular, seja em casa ou em qualquer outro lugar, vendo notícias, redes sociais e falando com quem você gosta pelo WhatsApp, não é mesmo? Falando nisso, vocês viram que uma pesquisa que saiu essa semana apontou qual é a operadora que tem o melhor serviço de 4G do Brasil?

Olha só, a empresa OpenSignal, que costuma fazer mapeamento das coberturas de internet para celular, publicou um novo estudo sobre a situação das redes de internet móvel no Brasil. Infelizmente, o país ainda fica entre os últimos da América do Sul no quesito “disponibilidade de rede”, que considera o tempo em que os assinantes de redes 4G ficam conectados.

Ranking das operadoras
Entre os sete quesitos analisados pela OpenSignal nesse estudo, a Vivo ficou em primeiro lugar em quatro categorias. Em seguida, a TIM ficou com três primeiros lugares, mas dividiu todos eles com as concorrentes. A única a ganhar um primeiro lugar isolado além da Vivo foi a Nextel, que tem cobertura limitada no país.

voce-sabe-qual-e-o-melhor-4g-no-brasil-eu-te-conto-1

Disponibilidade
Olha só, o primeiro e mais importante quesito de análise foi o que eu comentei lá em cima: disponibilidade de rede. A OpenSignal não considera nesse ponto o tamanho da área coberta pelo 4G das operadoras, mas sim a quantidade de tempo que as pessoas dessa tecnologia ficam conectados de verdade. Ou seja, ela mede em quanto do tempo total de uso as pessoas conseguem de fato aproveitar as velocidades mais altas. Ah, e nesse ponto, a Vivo ficou na frente, com 56,8% do tempo de conexão no 4G. Já a TIM veio logo em seguida, com 56,2%, chegando a um empate técnico.

Só pra você entender um pouquinho melhor, essa medição é feita pela consultoria por meio de apps instalados nos celulares dos clientes das cinco maiores operadoras do país, por exemplo, a Nextel não entrou nessa comparação por oferecer 4G apenas no Rio e em São Paulo, tá?

voce-sabe-qual-e-o-melhor-4g-no-brasil-eu-te-conto-2

Velocidade
A velocidade de download, ou seja, pra baixar um e-mail, fotos ou vídeos é o que mais impacta a vida do usuário. E de acordo com a OpenSignal, a Vivo é a única que melhorou durante essa pesquisa, enquanto as operadoras concorrentes mantiveram ou perderam velocidade desde a Copa do Mundo de 2014.

E não é só isso, não! A Vivo tem mais que o dobro da velocidade média da TIM no 4G e cerca de 50% a mais que Oi e Claro, acredita? Bom, o jeito é esperar pra que o 4G no Brasil melhore cada vez mais e fique mais acessível, né?

E aí, me conta, o que achou dessa pesquisa da Open Signal sobre o 4G no Brasil?