Você sabe quais são os cuidados que se deve ter ao carregar o celular?

Oi gente! Vocês já ouviram falar em algum acidente que aconteceu durante a recarga de um celular? São poucos, mas eles acontecem sim. Não se preocupe, não quer dizer que toda vez que você for colocar seu smartphone para carregar, ele corre o risco de explodir ou te dar choque, mas, como em qualquer aparelho eletrônico, é muito bom saber como evitar essa possibilidade.

Eu vou mostrar algumas formas de se manter protegido, e se você seguir todas elas, pode ter certeza de que nada vai acontecer durante a recarga do celular. Vamos lá?

Sem gambiarras!

Você já ouviu falar que o uso daqueles aparelhinhos multiplicadores de tomadas não é nada bom? Pois é verdade. Os famoso adaptadores T (que também são conhecidos como Benjamin) são exemplos disso. Quem nunca colocou 2 ou 3 adaptadores em uma mesma tomada ou até mesmo 1 com todas as três saídas sempre cheias?


Se não for mesmo necessário, tente usar os aparelhos cada um de uma vez, e principalmente, se for carregar seu celular, procure por uma tomada vazia. Isso porque cada tomada foi feita para ligar apenas um aparelho, e quando se coloca vários, isso faz com que exista um risco de sobrecarga. E se isso acontecer, elas podem não só danificar os aparelhos, mas também começar um incêndio! Todo cuidado é pouco!

Carregue o celular longe do banheiro

Eu sei que tem muita gente que gosta de colocar o celular para carregar no banheiro enquanto toma um banho, caso ele toque, ou até mesmo para ir escutando música. Mas a minha dica é: não faça isso.

Primeiro porque existe o risco de você acabar pegando no aparelho com a mão ou o ouvido molhados e isso acabar te dando um choque. Água e eletricidade não combinam! E segundo porque o vapor da água do banho pode entrar no aparelho e estragar ele! E nós não queremos isso, não é mesmo?

Dá pra deixar o celular carregando enquanto dorme?

Uma das principais dúvidas! Não se preocupe, dá sim para dormir com o celular carregando na tomada. É porque quando o celular chegar a uma carga máxima, hoje em dia os carregadores já param de mandar energia, eles entendem que já não precisa mais, então não tem risco!


O carregador certo!

Ah, essa dica é muito importante, tá? Use sempre carregadores originais. Isso porque tem muitos carregadores que não são originais por aí e que não passaram por nenhuma norma de segurança. Então o risco de acidente pode ser grande, e talvez seja o maior dessa lista. Se você quiser investir em um carregador que não seja da empresa que fabricou seu celular, tenha certeza de que ele tem os selos de certificações do Inmetro e da Anatel, como esse aqui:


Outro cuidado com o carregador é procurar usar sempre os que são da mesma fabricante do seu celular, tá? 

Ah, e claro, cuide bem do seu carregador. Não deixe em lugares quentes e nem coloque outros objetos em cima dele. Assim você corre menos risco de ter um fio descascado e isso causar um pequeno acidente, e de quebra não precisa ficar gastando sempre com carregadores novos 😉

Você já teve algum problema com carregador? Já toma esses cuidados? Não esquece de marcar os amigos!