Você sabe quais as diferenças entre os sistemas operacionais das Smart TVs? Eu te conto!

Oi gente! As Smart TV’s estão se tornando cada vez mais um sonho de consumo, não é? Mas vocês sabem como funciona o sistema operacional de cada uma? Funciona como nos computadores, sabe? Tem computador que roda o Windows, tem outros que rodam o Linux e assim por diante.

Os sistemas operacionais para Smart TV aqui no Brasil são o Android TV, o webOS e o Tizen. Vocês vão ter cada um dependendo da marca da Smart TV que comprarem. O Android TV está disponível nas da Sony e da Phillips, o webOS nas da LG e o Tizen da Samsung. Mas qual a diferença entre elas? Eu já explico!

Android TV


Esse nome vocês já conhecem, também? Sim, ele é o sistema operacional desenvolvido pelo Google, assim como o Android para os smartphones. E por isso ele conta com as vantagens da integração entre os dois sistemas! Com a Android TV dá pra ter a busca de voz do Google com informações do Google Now, por exemplo. Claro que para isso a TV precisa ter microfone, tá?

A Android TV também vem com o Chromecast, que é um dongle que permite que a tela do seu celular seja espelhada na tela da TV. Ou seja, o que estiver sendo exibido em seu celular também vai ser exibido na TV. O que você acha de ver aquelas fotos da viagem em tela grande sem dificuldades?

Ah, e lembram da integração? Isso vale para os aplicativos também. Por ser um sistema do Google, a Android TV tem uma grande variedade de aplicativos e todos podem ser encontrados na própria Play Store!

webOS


Esse sistema operacional é exclusivo da LG, ou seja, você só encontra nas Smart TV da marca, ok? Uma das grandes vantagens do webOS é que sua interface é muito intuitiva e de fácil acesso. Isso torna a experiência mais agradável, pode acreditar.

E é fácil configurar também! No webOS dá pra mexer nas configurações da própria TV sem nem precisar fechar o conteúdo que está sendo exibido na tela. Ela oferece algumas facilidades como os atalhos para os principais aplicativos e detecção rápida de dispositivos conectados à TV.

Ah, e quem tem uma TV Ultra HD leva de brinde um monte de filmes e séries em 4K. De graça!

Tizen


E por fim, temos o sistema operacional exclusivo da Samsung! Se o nome não lhe é estranho, é porque ele está presente não apenas nas Smart TV’s da empresa mas também em outros aparelhos inteligentes como as geladeiras e os relógios.

O Tizen reconhece alguns comandos através de gestos e um dos grandes diferenciais desse sistema é que ele pode distribuir o sinal da TV para outros aparelhos através de Bluetooth ou Wi-Fi. Isso significa que o conteúdo da TV pode ser acessado pelo smartphone mesmo com ela desligada, ou se outra pessoa já estiver usando a TV. Ele também é de código aberto, isso significa que os desenvolvedores são livres para criar aplicativos para o sistema!

E aí, você tem algum sistema operacional preferido? Não esquece de marcar aquele amigo que está em dúvida de qual Smart TV comprar! 😉