Você sabe por que tantos jogos estão sendo relançados?

Se você é fã de jogos, provavelmente já percebeu que muitos dos títulos que estão saindo para os vídeo games e até computadores nesses últimos tempos são antigos, não é? Eles chegam como um relançamento de um jogo que já foi lançado há alguns anos, mas com algumas mudanças e melhorias a depender de como for esse esquema.

Mas será que vale a pena jogar um jogo que é antigo e que você já jogou antes? Para responder essa pergunta, você precisa entender exatamente que tipo de mudança foi feita no jogo e a partir daí decidir se para você, vale a pena experimentar o novo ou não. Vem cá que eu te explico quais são essas mudanças, assim você não vai mais confundir esses termos.

O que significa cada termo

Primeiro existe a adaptação direta. Nela o jogo não muda nadinha, é exatamente a mesma coisa, só que chega para outros consoles. Por exemplo, a produtora Hamster sempre relança jogo de Neo Geo (um antigo console) para os videogames atuais como o Playstation 4, o Switch e o Xbox One. Aqui o objetivo é a nostalgia mesmo, é poder jogar aqueles jogos antigos mais uma vez, igualzinho como era antes.


Já quando um jogo é remasterizado, isso significa que a produtora melhorou os gráficos e a resolução para HD ou até mesmo 4k. O jogo é o mesmo, não muda nada em termo de jogabilidade, tá? Só muda em questão de melhoria visual mesmo, em relação aos personagens e ambientação em geral.

O remake, que é um dos mais confundidos atualmente, trata-se de uma mudança não apenas nos gráficos mas também na jogabilidade. Ou seja, se você já jogou antes, vai ter uma experiência diferenciada, com alguns ou muitos aspectos novos. Eles podem adicionar mais desafios, inimigos diferentes, até fases novas. A mecânica geralmente é a mesma, mas com surpresinhas no caminho, e às vezes as mudanças são bem significativas!

Qual é o melhor?

A resposta depende de cada um! É, como eu mostrei, cada tipo de mudança traz algo novo, então depende do que você gosta mais. Se você adora os joguinhos justamente pela sua origem e aquele ar de nostalgia, vai preferir a adaptação direta ou apenas a remasterização.

Mas se você gosta da ideia de jogar o seu jogo preferido de antigamente, dessa vez renovado como se fosse uma experiência completamente nova, mas com a mesma sensação de antes, vai adorar o remake. E é exatamente por isso que ele está fazendo tanto sucesso hoje em dia! Os jogadores parecem estar mesmo curtindo essa ideia.

E aí, qual você prefere? Já teve a chance de jogar algum remake ou remaster? Me conta aí qual foi e o que achou da experiência 😉