Você sabe o que é Economia Colaborativa? Conheça alguns apps que compraram a ideia!

Economia-Colaborativa

Gente, hoje eu vou falar aqui no blog sobre algumas iniciativas muito bacanas voltadas para a economia colaborativa. Mas o que é isso, Lu? Vem comigo pra saber mais!

Pra você entender um pouquinho melhor, a economia colaborativa reúne empresas e projetos que surgiram a partir de variações do compartilhamento de bens, serviços ou produtos de pessoa pra pessoa. Por exemplo, é uma forma de ajudarmos uns aos outros, por meio do consumo colaborativo, em que carros, roupas, alimentos, motos, moradia, informação, tecnologia, entre outros serviços, podem ser compartilhados.

Pensando na importância desse tema, já que vivemos em dias tão difíceis economicamente falando, fiz uma listinha de apps incríveis, pra quem tem um serviço ou produto pra oferecer a você, que pode estar procurando exatamente por isso nesse momento! Vamos lá?

 

 

Olha que legal: este aplicativo, que está disponível para Android e iOS permite buscar e contratar diaristas sem a necessidade e os custos de uma agência. Você pode contratar uma diarista de forma segura e prática via app. Assim fica barato para quem contrata; e quem presta o serviço ganha mais. É possível buscar essas profissionais por região e sem nenhum custo.

Ah, e as prestadoras de serviço cadastradas no aplicativo podem se capacitar por meio de cursos a distância e com a ajuda profissionais especializados em atividades domésticas! Vale lembrar que todos os profissionais são avaliados e indicados pra cada tipo de prestação de serviços a ser realizados, como também podem receber a solicitação de serviços sem sair de casa. Outra coisa, os próprios profissionais são quem definem o preço e a disponibilidade. Legal, né?

 

 

 

Vai viajar? Tá sem grana pra gastar em hotel? Que tal alugar um quarto naquela mansão que você viu na Inglaterra? Ah, você quer ir pra praia? Também não tem erro – o Airbnb te ajuda a escolher a hospedagem perfeita e dentro do seu orçamento. Ele compara preços e lugares, pra você gastar menos no lugar mais bacana!

 

 

 

Lembra quando sua mãe te pedia pra ir na casa da vizinha pedir um pouquinho de açúcar emprestado? Pois é! Agora, já tem até plataforma pra isso! E se chama Tem Açúcar! Funciona exatamente do jeito antigo, mas com a tecnologia moderna: os usuários cadastrados podem pedir algo emprestado ou até doações de algo que estão precisando pra alguém da vizinhança. Se alguém perto estiver disposto a ajudar, pronto, é só combinar como será feita a entrega. Bacana, né? Ah, nada pode ser comercializado. Se for algo emprestado, tem que combinar direitinho quando ou como vai devolver, tá?

 

 

 

O Cabe na Mala veio pra te ajudar. É um site de entregas colaborativas. Ou seja, você se cadastra e coloca o produto que está querendo comprar. Se alguém que estiver cadastrado na plataforma for viajar e topar comprar o produto pra você, prontinho, tudo resolvido.  O mais bacana é que o site tem um lista pra comparar os preços. Se por acaso aqui no Brasil estiver mais barato, ele avisa! Se você decidir comprar lá fora mesmo, faz o pagamento e combina com quem for trazer sua encomenda como a entrega será feita.

 

 

 

Precisa viajar, mas tá achando as passagens de ônibus ou avião muito caras? Calma que tem jeito de deixar a viagem mais em conta! Gente, existe um app chamado Bla Bla Car em que as pessoas que vão viajar se cadastram dizendo pra onde vão e quantas pessoas cabem no carro. Demais, né? A pessoa informa qual o valor da viagem (que geralmente é só pra dividir o gasto com combustível e pedágios) e você viaja sem problema! Ah, e pode ficar tranquilo que os motoristas e passageiros são avaliados na plataforma. Adorei!

 

 

 

A Dog Hero é uma empresa também brasileira que está transformando a casa de pessoas que gostam de cachorros em uma alternativa mais humanizada aos famosos hotéis de animais. “Um dos principais pontos em que os canis deixam a desejar é no atendimento às necessidades psicológicas do animal (carinho, afeto e brincadeiras) e isso ele recebe de sobra em nosso serviço. Nossos anfitriões são, de fato, apaixonados por cachorros”, explica Eduardo Baer, cofundador da empresa. Muitos bichinhos ficam estressados ou tristes quando os donos vão viajar. Por isso, deixar seu animalzinho hospedado em uma casa de família, com ambiente bem familiar, é uma ótima alternativa. Essa é a proposta da Dog Hero. Você escolhe uma família para abrigar seu pet, enquanto precisar ficar fora. Bacana, né?

 

E aí, me conta, o que você achou desses serviços de economia colaborativa?