Você sabe como ter segurança na internet? Saiba como denunciar crimes e o que acontece depois disso.

A internet é mesmo bem legal, não é gente? Nela nós podemos conhecer o mundo, ter contato com pessoas de todos os lugares e saber das novidades o mais rápido possível. Mas como tudo, ela tem seu lado ruim. Infelizmente muitas pessoas usam a liberdade que a internet tem para cometer alguns crimes e por isso é importante que tenha alguém que cuide da nossa segurança aqui dentro da rede, certo?

Pois é, e a Safernet é justamente isso. Ela é uma associação que cuida dos crimes cibernéticos, como uma polícia da internet, sabe? Então, se houve algum caso de crimes e violações contra dos Direitos Humanos como por exemplo racismo, abuso, intolerância religiosa, entre outros, ela entra em ação.

Como ela funciona?

Denúncia: A Safernet cuida para que tudo seja feito com cuidado e com responsabilidade, tá? Então se você acabar vendo algo que seja um desses crimes, como alguns comentários maldosos ou imagens que machucam pessoas ou até mesmo animais, é só ir no portal da Safernet e na parte de “Denuncie”, aqui. Pode fazer a denúncia sem medo, tá? Ela é anônima. Lembrando que você vai precisar mandar o link do site ou plataforma onde aconteceu o crime.

Análise: Eles vão te dar um ticket para você ir acompanhando tudo de perto, e dá para fazer isso no mesmo link onde você denunciou. Depois da denúncia, os profissionais como advogados (entre outros) vão analisar tudo para ver se realmente é um crime ou não. Ele analisam todo o conteúdo, tá gente? Tudo com cuidado.

Comprovação: Quando eles têm certeza de que aquela denúncia é verdadeira e existe um crime ali, eles começam a juntar as informações para comprovar isso na lei. Com isso, eles criam um relatório para dar início ao processo de investigação da polícia ou a autoridade competente a depender do caso.

Notificação: Assim que isso é feito, o site ou plataforma onde aconteceu o crime é notificada para tirar imediatamente o conteúdo do ar, tá? Mas mesmo tirando, eles precisam guardar essas provas para o processo.

O que eu posso denunciar?

A Safernet só pode tomar providências contra crimes que são contra a sociedade em si, não só contra uma pessoa, tá? Por exemplo, uma ameaça, falsa identidade ou coisas que afetam só uma pessoa não estão no âmbito de ação deles. Só coisas que, por exemplo, difamam um grupo como animais, crianças, minorias, grupos religiosos, entre outros.

Para entender melhor, esses são os crimes que podem ser denunciados para eles:

– Pornografia Infantil (Pedofilia on-line)
– Racismo, Xenofobia e Intolerância religiosa
– Neonazismo
– Apologia e Incitação a crimes contra a Vida
– Homofobia
– Apologia e Incitação a práticas cruéis contra animais

Bem legal, não é? É sempre bom saber que podemos ficar mais seguros mesmo dentro da internet.

E aí, você já acabou se deparando com algum desses crimes? Conhece alguém que já denunciou? Espalha a novidade para todos ficarem mais seguros 😉