Você sabe como identificar aplicativos falsos na Play Store?

O que é um smartphone sem aplicativos? É como uma casa sem mobília, não é? E hoje em dia tem tantos tipos de aplicativos diferentes! Eles nos ajudam a nos comunicar, a planejar nosso dia, facilitam nossas tarefas, nos ajudam a nos localizar, a nos divertir, são tantas opções! Sim, são realmente muitas, e por isso mesmo a gente tem que ficar de olhos bem abertos!

Isso porque tem gente que se aproveita e desenvolve aplicativos que na verdade são muito ruins para o smartphone e podem até roubar seus dados. A loja do Google, Play Store, tem sim muitos sistemas de segurança para detectar aplicativos perigosos, mas nem sempre esse sistema é 100% eficaz, então não custa nada ter um pouquinho a mais de cuidado.

Quer saber como ficar bem ligado e aprender a não cair no golpe do aplicativo falso? Eu vou te dar umas dicas ótimas!

Confirme o desenvolvedor


Sempre que você for baixar um aplicativo, procure logo saber quem é o desenvolvedor original. Essa dica é muito importante porque às vezes você pode fazer uma busca de certo aplicativo na Play Store e aparecer vários parecidos! Se você souber qual é o desenvolvedor certo, não tem erro! E se for um aplicativo bem popular, é fácil encontrar o certo procurando pelo sinal de check da própria loja.

Ah, mas é importante lembrar: leia direitinho o nome! Isso porque tem pessoas que colocam seu nome de desenvolvedor muito parecido com o original, às vezes só uma letra errada, ou fora do lugar, e algumas pessoas acabam não percebendo.

Confira os comentários


Essa é uma dica de ouro e muito importante! Sempre que você for fazer um download de um aplicativo, dá uma olhadinha nos comentários. É, as pessoas colocam comentários logo ali embaixo e se o aplicativo for falso é muito provável que você já veja de cara os comentários negativos!

Dê uma olhadinha na data

Essa também vale a pena para ficar ainda mais seguro. Dá uma olhadinha há quanto tempo o aplicativo está na loja do Google. Vou explicar, é que quanto mais tempo ele estiver ali, significa que a loja virtual já teve bastante tempo para identificar um perigo ou erro nele, então as chances dele ser mais seguro são altas. Aplicativos recém colocados na loja, a menos que sejam conhecidos e já estejam sendo aguardados, são mais arriscados.

Fique de olho nas permissões


E por último, mas não menos importante, fique atento às permissões. Se você passou pelas outras etapas e concluiu que o aplicativo é seguro e resolveu fazer mesmo o download, ele pode passar por um último teste. Muitos aplicativos precisam de permissões para funcionar, como por exemplo o whatsapp precisa ter acesso ao microfone do seu celular para que você mande áudios, e o instagram precisa ter acesso a câmera do celular para que você tire fotos e vídeos. Mas por que um aplicativo de jogo comum precisaria ter acesso a sua agenda, ou fotos? Se você desconfiou da permissão, negue.

Você toma esses cuidados antes de baixar aplicativos? Marca os amigos e dá essa dica pra eles também!