Você sabe como escolher um computador ideal para jogos? Vem ver algumas dicas!

Não é muito difícil encontrar pessoas que usam mais os seus computadores para jogar do que para navegar pela internet hoje em dia, né? É gente, o mundo dos jogos para computadores está tão grande que temos vários eventos e até campeonatos de jogos online com torcida e em arenas. É muito legal!

Mas para gostar de jogar no computador nem é preciso ser tão profissional assim, não é? Se você está procurando um computador que não seja necessariamente aqueles totalmente equipados e voltados para jogos, saiba que tem como achar um que não seja tão caro e que mesmo assim te deixe curtir umas horas dos seus jogos preferidos, sabia?

É, o segredo é ficar de olho em algumas características da máquina, por isso hoje eu vou te ajudar a escolher um notebook ideal para jogar!

Como escolher a melhor placa de vídeo?

Se você está procurando por um computador para rodar os melhores jogos, tem que se preocupar com o tipo de placa de vídeo que ele tem, porque esse é um dos componentes mais importantes, tá? Como o próprio nome já diz, ela é responsável pela exibição de vídeo na tela do computador, ou seja, toda a alma dos jogos, não é?

Por isso existem alguns modelos que podem ser encontrados em computadores mais comuns e que são ótimos para jogos como as as  GTX 650, GTX 650Ti, GTX 750 ou GTX 750ti da NVIDIA, por exemplo. Elas são da linha GeForce e dão conta do recado! As TI são as mais poderosas e por isso podem ser um pouco mais caras, tá? Tem também algumas da AMD como a HD 7790 e a R7 260X.

Já para quem quer garantir algo mais atual e poderoso para a máquina, tem as opções como a RX 580 da AMD ou as GTX 1050, 1050ti e a 1070.

E processador, importa?

Ah sim, o processador é como o cérebro da máquina, e o nome também já dá uma dica do que ele faz. Todas as informações passam por ele e são de fato processadas para que os comandos sejam feitos, sabe? O que é importante saber sobre eles é que quanto mais núcleos ele tiver, melhor ele vai ser, e principalmente as chamadas “threads”, que são as linhas de divisão do trabalho desses núcleos. Ou seja, tem processadores com 6 núcleos que tem 6 threads e que tem 12 threads, então obviamente o segundo é o melhor! É bom ficar de olho nesse detalhe, tá?

Como exemplo de processadores que dão conta do recado mesmo em máquinas que não sejam gamers e tão caras são o Core i5 4430 e o Core i5 7400 da Intel. Ou até os FX 4300, FX 6300 e A8 6600K da AMD. Agora se você quer gastar um pouco mais para ter processadores mais poderosos, tem outras opções como os Core i5 8400 com 6 núcleos ou o de alto desempenho i7 7700 ou o 8700.

Chegamos a memória!

A memória é outro aspecto bastante importante na hora de comprar um computador para jogos. Ela é que faz a comunicação com o processador, então quanto mais memória, melhor. Inclusive tem muito jogo que não roda em computadores de memória baixa, então não vai de jeito nenhum! O mínimo que dá para usar de memória se você quer mesmo jogar grande parte dos jogos é uma de 4GB DDR3 1.600MHz.

Mas para garantir mesmo rodar todos os jogos sem dor de cabeça, é legal investir em um computador com uma memória de 8GB, aí eles vão rodar bem legal, tá? Uma dica de ouro é ficar de olho nas marcas para garantir que ela seja de boa qualidade.

Placa-mãe


A placa mãe é quem faz a ligação entre todos os componentes do computador. Ou seja, é através dela que a memória envia informações para o processador, por exemplo. Ela tem umas opções um pouco mais em conta mas que são de qualidade como o chipset 970  e FM2+ da AMD ou os B75 e B85 da Intel. Mas se você acha que vale a pena investir um pouco mais para garantir um modelo superior e não correr riscos, uma dica são os 990FX da AMD e o H87 da Intel.

Enfim

Então, o que podemos concluir é que mesmo computadores mais simples podem rodar a maioria dos jogos, mesmo sem gastar muito. Porém, sempre existe o risco de jogos mais pesados acabarem apresentando problemas, mesmo que seja um risco um pouco menor. Hoje em dia já tem vários computadores que são chamados de “Gamers”, ou seja, para jogadores, que é para quem realmente leva o passatempo a sério.

Mas eles são um pouco mais caros, e por isso você tem que pensar direitinho se quer um computador focado nisso ou só um computador mais comum pra curtir uns jogos de vez em quando.

E aí, você curte jogar no computador? Qual seu jogo preferido? Conta aí 😉