Você sabe como escolher um bom processador pro seu smartphone?

Sempre que um celular novo é lançado, as fabricantes mostram várias especificações para mostrar o quanto ele é bom, não é? Uma das especificações mais importantes é o tipo de processador que ele tem, mas você sabe por que?

O processador é como se fosse o cérebro do celular, todo processo passa por ele, e por isso é muito importante que seja um bom processador.  As outras configurações, como a memória RAM, também ajudam a melhorar ainda mais o aparelho, tá? Mas como escolher um processador bom e o que exatamente ele faz? Vem cá que eu te conto tudo!

Um bom processador

Um dos detalhes que você pode prestar atenção na hora de escolher um processador ou analisar o processador de um celular que queira comprar é a velocidade. Ela é marcada pela sigla GHz, que significa Gigahertz. Então quanto maior o valor, mais rápido. Por exemplo, um com 2.2GHz já é considerado bem rápido.

Outro ponto legal para prestar atenção é quantos cores ele tem. O core é o núcleo, e os melhores processador são multi-núcleo. Atualmente os melhores são octa-core, ou seja, têm 8 núcleos! Mas tem também de seis núcleos, ou de quatro, ou de dois, tá? Mas quanto mais núcleos, melhor. Isso porque quanto mais núcleos, mais rápido ele vai executar várias tarefas de uma vez só, e isso é importante, não é?

Mas fica de olho porque um bom processador tem que ter esses dois fatores bons, tá? Por exemplo, pode ter um processador de quatro núcleos que tem mais velocidade do que um de oito núcleos.

O papel da memória RAM

Como eu disse, não basta ter um processador bom mas ter pouca memória RAM, porque aí o aparelho não vai conseguir aproveitar esse processador, sabe? Se ele tem pouca memória RAM, ele vai ficar mais lento, porque os dados vão ter que ser salvos em outra parte e isso demanda tempo para ler e executar. Normalmente aparelhos com bons processadores sempre vem com uma boa quantidade de memória RAM também, justamente porque as empresas não querem que isso aconteça.

E aí, você sabe qual é o processador do seu celular? Marca os seus amigos que estão pensando em comprar um 😉