Como escolher o smartphone ideal para jogos!

Os celulares já deixaram de ser apenas um aparelho pra fazer ligações há muito tempo, né? Eles estão vindo cada vez mais equipados de acordo o que precisamos. E pra quem gosta de relaxar um pouco e se divertir com jogos, na hora de comprar um smartphone tem que ficar esperto com as especificações, tá? Quer saber como escolher um smartphone legal pros seus jogos? Vem cá que eu te explico!

A tela é importante?

A tela não é o mais importante para jogos, mas ajuda bastante. O tamanho da sua tela não vai afetar nos jogos que o celular pode rodar, mas é muito melhor curtir um joguinho em uma tela maior, né? Então uma dica é procurar telas que sejam um pouco maiores, principalmente que tenha uma resolução no mínimo Full HD.

Um bom processador faz toda a diferença!

Ah, esse sim é um detalhe bastante importante! O processador no celular é como se fosse o cérebro no corpo humano, é a fonte de todas as funções. Ele que cuida da reprodução de vídeos, da câmera e, claro, principalmente, da execução de jogos. Ou seja, um bom processador vai garantir que seu aparelho seja mais rápido e mais potente.

Minha dica é procurar celulares com no mínimo um processador quad-core. Isso significa que ele divide as tarefas em 4 núcleos diferentes e isso deixa ele ainda mais rápido. Tem smartphones com processadores chamados de duo-core, que só tem 2 núcleos, e esses não são muito amigos dos jogos. Assim como também tem processador hexa e octa-core, com seis e oito núcleos, que aí sim vai garantir um bom jogo! 

Mas e a tal memória RAM?

Muita gente ainda se confunde quando falamos em memória de smartphone, né? É porque existe a memória de armazenamento, que é a capacidade que ele tem de guardar as coisas como aplicativos e programas, e tem a famosa memória RAM. Essa memória não é para guardar as coisas, mas para ter acesso a elas. Ela é a capacidade do celular de “ler” o conteúdo dele e enviar essas informações pro processador.

Então por que é bom que tenha mais memória RAM? Porque quanto mais memória RAM, isso significa que o celular pode ler mais coisas ao mesmo tempo e levar essas informações mais rápido pro processador. Isso faz com que o celular responda a comandos de forma mais rápida e que melhore o seu desempenho como um todo. Assim evita que ele fique travando em comandos, ou que fique lento.  

Mas então como fica a outra memória, a de armazenamento?

Ah, essa funciona mais ou menos como a tela. Ela não é uma função primordial pra que o jogo rode bem no seu smartphone, mas vamos combinar que quanto mais memória de armazenamento, mais jogos dá pra ter né? Então se você curte vários tipos de jogos diferentes, pode correr atrás dos smartphones que tenham mais de 32GB de armazenamento. Se puder ter 64GB ou mais, melhor ainda!

Quer alguns exemplos?

Pronto, agora você já sabe o que é importante pra ter um celular que bomba nos jogos, né? Então eu vou te mostrar alguns que combinam esses itens que eu te mostrei ali em cima, quer ver?

Galaxy Note 9

Quer um belo exemplo disso tudo que eu falei? Olha só, o novo Galaxy Note tem uma tela incrível de 6.4 polegadas e resolução QHD, que é melhor que a Full HD. O processador é Snapdragon 845 octa-core, ele tem 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento. Ou seja, é incrível pra jogos. Essa aí com certeza não vai ter problema em rodar nada!

Moto Z2 Force

Esse é outro exemplo de um smartphone incrível para quem gosta de jogos. Além de ter uma tela com resolução QHD de 5,5 polegadas, processador octa-core, 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento, ele ainda conta com o famoso Moto Snap chamado Moto Gamepad próprio para acoplar no celular e fazer ele virar um vídeo-game portátil!

iPhone X

Outro destaque no mundo dos jogos é o famoso iPhone X. Ele tem uma tela com painel QLED e um processador que é próprio da Apple mas que é muito bom pra deixar o aparelho mais rápido e ter respostas mais rápidas. Ou seja, ele não trava! Além disso, ele é compatível com jogos de Realidade Aumentada! É, eles ainda são poucos atualmente, mas são incríveis e estão ganhando seu espaço!

Sony Xperia XZ Premium

Outra escolha bem legal se você tá pensando em um smartphone bom para jogos. O diferencial desse é que ele tem uma tela com uma incrível resolução 4k! É, esse é o tipo de resolução das melhores TVs do mercado, acredita? Ah, ela é de 5.5 polegadas, o processador é octa-core, ele tem 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Tudo dentro dos conformes, né?

LG G7 ThinQ

E pra finalizar, temos o LG G7 ThinQ, que tem uma tela de 6.1 polegadas, QHD, aquele mesmo processador do Note 9, o mais atual, Snapdragon 845 octa-core, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. Com cartão de memória ele pode aumentar até 2TB. É jogo que não acaba mais!

E aí, já decidiu qual é o seu smartphone preferido para jogos? Marca aqui os amigos gamers e vamos ver qual vence essa batalha 😉