Você já usa Inteligência Artificial e talvez não saiba!

Quando você ouve falar em Inteligência Artificial, você pensa em uma ciência para o futuro? Você imagina um robô humanoide fazendo as tarefas de outras pessoas? Pois saiba que a inteligência artificial já é usada hoje em dia, no presente, para diversas coisas e que muitas vezes a gente nem se dá conta. Sabia que você utiliza inteligência artificial no seu próprio smartphone?

Sim, e para mostrar como ela está presente em nossas vidas, eu vou dar alguns exemplos de como a inteligência artificial às vezes está em recursos que você nem imagina!

Nas fotos


Se você está conectado com as novidades dos lançamentos em smartphones esse ano, já deve ter percebido que grande parte deles está chegando com uma “câmera inteligente”. São câmeras bem interessantes, que são capazes de identificar o que você está fotografando! Isso mesmo, elas sabem se é um animal, se é uma planta, ou um prato de comida, ou uma paisagem, entre tantas opções. E o melhor é que elas usam essa informação para configurar sozinhas os melhores níveis de cores, brilho, saturação e diversos detalhes da imagem para que a foto fique o mais bonita possível. Bem legal, não é?

Sistemas de busca

Hoje em dia tem também muitos aplicativos que usam um sistema de busca inteligente dentro deles, como por exemplo o Google Fotos. Nele você pode fazer buscas mais diretas como o local de uma viagem que você foi como “Londres” e o aplicativo é capaz de te mostrar todas as fotos que você tirou enquanto estava nesse lugar. Aposto que essa você nem esperava, não é?

Legendas automáticas

Você já ativou as legendas de serviços de vídeo como o do Youtube? Se não, experimente, é bem interessante. Quando você estiver vendo um vídeo onde estão falando em outra língua que não seja português, você pode configurar a legenda automática. Ela não é perfeita, mas ainda assim é bem eficiente. E é feita através da identificação e tradução de um sistema de inteligência artificial. Sabia disso?

Respostas pré-definidas


Alguns aplicativos, seja de mensagens ou até mesmo de e-mail, como o Gmail, oferecem algumas respostas já prontas quando você vai responder uma mensagem em alguns locais, sabia? E elas sempre tem a ver com o que a pessoa te mandou antes! Ou seja, o sistema de inteligência artificial consegue ler e entender a mensagem que alguém te manda e assim te mostrar algumas respostas que tenham a ver com isso sem que você precise digitar! Essa é boa, não é?

Google Lens

Esse recurso do Google é novo, mas já está disponível em muitos celulares. Ele tem uma função bem legal. Com ele, você aponta a sua câmera para alguma coisa e o serviço reconhece isso e te passa informações a depender do que for. Ou seja, se você apontar para uma roupa, por exemplo, ele pode te mostrar onde ela é vendida online e os preços. Se aponta para um cachorro, ele te diz qual é a raça. Além disso, ainda dá para transformar o que está escrito na foto em texto e até mesmo fazer traduções. É uma mão na roda, gente!

E aí, você sabia que esses recursos utilizavam inteligência artificial? Sabe de mais exemplos? Me conta aí 😉