Viaje no tempo e baixe exemplares da revista da Semana de Arte Moderna

Se você já estudou história da arte, ou teve um professor de literatura mais “empolgado”, com certeza já ouviu falar da Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo no início do século XX, em 1922.

Longe de ser “coisa de museu”, os movimentos artísticos e culturais iniciados por personalidades como Mário e Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Villa Lobos e muitos outros, foram fundamentais para a identidade cultural do país, futuras revoluções artísticas e rompimento com a tradição clássica, que era “o que mandava” até então.

viaje-no-tempo-e-baixe-exemplares-da-revista-da-semana-de-arte-moderna

Mas, aulas à parte, a tecnologia entrou em cena para dar uma mãozinha e recuperar um pouco do clima da época. A Universia Brasil, uma iniciativa voltada a divulgar conhecimento de forma gratuita, disponibilizou nove exemplares da revista Klaxon para download gratuito. Não sabe direito o que é isso? Essa publicação trouxe na época não só a programação da Semana de Arte Moderna, mas também diversos artigos e obras que discutiam as questões do momento, como o surgimento do cinema, inovações em arquitetura e música entre outras. Imperdível!

A revista Klaxon circulou entre maio de 1922 e janeiro de 1923 e seu nome vem das buzinas dos carros da época. E olha só que legal: as edições eram feitas em reuniões com os seus idealizadores, funcionando como um órgão coletivo. E você achando que crownsourcing e crowdfunding eram coisas do século XXI, hein? Baixe agora os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 e boa viagem no tempo!

E agora, me conta: se você vivesse nessa época, de qual movimento artístico gostaria de participar?