Versão de teste do Android Q já revela algumas novidades!

Oi gente! O novo Android vem aí! É, agora teremos o Android Q, que ainda está no comecinho e por isso está sendo testado agora. Alguns aparelhos lá nos Estados Unidos que participam da versão beta já tiveram um gostinho do que virá por aí e por isso já podemos ter uma ideia. Curiosos?

Mais privacidade

Um dos focos do novo Android vai ser a privacidade, tá? Ele vai permitir que você escolha se sua localização pode ser acessada só quando um aplicativo estiver rodando, todo o tempo ou nunca! Por exemplo, um aplicativo de entrega de comida pode ter o acesso a sua localização, mas só quando estiver em funcionamento durante a entrega. Bem legal né?

Além disso, ele também vai poder te mostrar quais os aplicativos que estão usando permissões confidenciais. Então, se algum aplicativo, por exemplo, começar a usar a sua câmera, ou microfone, ou localização, o sistema vai te avisar com um ícone do lado da barra de bateria. Muito bom, né?

Recursos para os usuários

O novo Android também vai ter atalhos para que um usuário possa compartilhar algo de um aplicativo já diretamente em outro, como redes sociais por exemplo. E ainda dá para ter acesso a algumas funções como a conexão wi-fi, NFC e volume direto de aplicativos de terceiros. Bem legal, né?

Ah, e o Google já está se preparando para a chegada dos smartphones de telas dobráveis! Isso mesmo, o novo Android já tem ferramentas e recursos que ajudam a fazer com que o uso desses smartphones seja mais fácil mesmo em outros aplicativos. Eles ainda não deram detalhes de como vai acontecer, mas com certeza vai ser algo importante para esse novo mercado, não acha?

Brincando com imagens

Outra novidade vista na nova versão de teste do Android Q é que os aplicativos podem pedir por uma imagem com profundidade, assim vai ficar mais fácil criar alguns efeitos como aquele do fundo embaçado ou de imagem em 3D. Já pensou você transformando suas fotos em 3D no celular? Já quero! E claro, vai ser muito bom para fotografia de imagem aumentada, né?

Testando

Por enquanto só os smartphones Pixel que são feitos pelo próprio Google podem participar desses testes, tá? Eles não são vendidos aqui no Brasil. Vamos ficar de olho para descobrir mais novidades que vão chegar com o Android Q!

E aí, o que você mais quer ver no Android Q? O que está mais ansioso? Me conta aí!