Verificação em duas etapas: Para que serve e como ativar nos principais apps!

Oi gente! Hoje em dia usamos tanto nossos aplicativos e serviços na internet e no celular que segurança acaba se tornando imprescindível, né? Dá pra proteger seu aparelho com um sensor de impressão digitais, com senhas para desbloqueio de tela e para acesso a esses aplicativos, mas segurança nunca é demais. Por isso a verificação de duas etapas é uma opção muito indicada para quem quer garantir sua privacidade em vários serviços.

Quer saber o que ela significa e como ativar? Vem que eu te mostro!

O que é verificação de duas etapas

Esse tipo de verificação hoje em dia é oferecido em vários serviços e aplicativos porque te ajuda a ficar ainda mais seguro. Com ela, além da senha, você tem outra forma de identificação. Assim se alguém conseguir roubar sua senha não conseguirá ter acesso aos seus serviços porque terá que passar também por essa segunda etapa de verificação.

Pode ser o envio de um SMS pro seu número ou até um código particular que só você vai receber. Ou seja, mesmo que outra pessoa tenha a senha, ela não vai ter seu celular pra receber o código, né?

Esse sistema duplo de verificação é muito bom pra evitar ataques de hackers por exemplo, e ele já está presente em muitos aplicativos e até e-mails, sabia? Dá só uma olhadinha como ativar nos principais deles:

No Facebook

Para ativar essa verificação de duas etapas no Facebook, você precisa ir em “Configurações” e em seguida em “Segurança e Login”. Nas configurações de segurança, va em “autenticação de dois fatores e clique em “editar”.

Pronto, agora é só clicar em “Começar” e seguir as instruções. 

Daí toda vez que você ou outra pessoa entrar no seu facebook em outro computador, ele é ativado e eles te enviam um código pra esse mesmo número que você cadastrou no Facebook.

No WhatsApp

Também é possível colocar esse tipo de segurança no WhatsApp. Pra isso vá em “Configurações”, depois em “Conta” e por fim em “Verificação de duas etapas”. Ele vai pedir seu endereço de email pro seu aplicativo ficar ainda mais seguro, tá? Olha só o vídeo explicando:

Conta do Google

Sim, dá pra proteger até mesmo sua conta do Google e com isso seu Gmail e outros documentos. Bem legal né? Primeiro você vai clicar neste link que já te leva direto para a autenticação de dois fatores. 

A partir daí clique em “Primeiros passos” para configurar.

Você pode escolher o método de verificação que quiser, podendo ser por SMS ou chamada telefônica, pela chave de segurança que é um dispositivo USB que você tem que comprar, ou por solicitação do Google que aparece em um smartphone que tenha sua conta conectada a ele sem que alguém entrar no email de um lugar desconhecido.

Instagram

Já no instagram, o processo é ainda mais fácil. Você vai na sua conta, e em seguida em “configurações”. Depois escolha a opção “segurança” e clique em “Ativar verificação de duas etapas”. A partir daí é só confirmar seus dados e pronto.

E aí, você já usa esse sistema de verificação em algum serviço? Marca os amigos pra eles ficarem mais seguros 😉