Vem aí um documento de identificação único!

Olá! Vocês já ouviram falar no Documento de Identidade Digital? É um novo documento que vai ser lançado aqui no Brasil e que vai servir como identificação geral, ou seja, é como se juntasse vários documentos de uma pessoa em um só. Bem legal, né? E o melhor ainda é que ele vai ser mais seguro e digital!

A boa notícia é que ainda esse ano, qualquer pessoa já vai conseguir tirar sua Identidade Digital. Quer saber mais? Vem que eu te conto!

Identidade Digital para todos

Olha só, foi a própria Justiça Eleitoral que divulgou a novidade, tá? Ela vai aproveitar os dados de mais de 90 milhões de eleitores cadastrados na sua base de dados para começar a emitir esse novo documento. Mas o legal é que mesmo quem não vota ou quem não tem as impressões digitais cadastradas na Justiça Eleitoral também vai poder solicitar a Identidade Digital!

É, e primeiro ela vai ser só digital e vai funcionar em smartphones e tablets. Depois ela começará a ser expedida em um documento físico como acontece com a carteira de identidade, por exemplo. O novo documento se chama Documento Nacional de Identidade, com sigla DNI.

Além de ganhar um novo número de identificação que será diferente para cada pessoa, ela ainda vai mostrar também a numeração de outros documentos como por exemplo o CPF. Ou seja, você vai ter todos os seus documentos em um só! Ah, mas ela não serve como passaporte, tá?

Mais segurança

A vantagem principal da DNI é, sem dúvidas, a segurança. Vai ser quase impossível se passar por outra pessoa com ela! Isso porque ele usa os dados biométricos como a impressão digital, e aí não tem como falsificar! Muito legal!

Ah, e as informações que vão aparecer nos dispositivos móveis também vão estar protegidas porque elas vão estar encriptadas. Ou seja, eles vão estar em códigos que só podem ser lidos por quem tem a “chave” certa pra isso. E toda vez que você acessar sua identidade, ele vai criar um código QR novo com todas as informações desse acesso como data e hora.

E aí, o que você achou desse novo documento de identidade digital? Ansioso(a) para ter o seu? Me conta aí 😉