Veja como a tecnologia facilitou o dia a dia de rendeiras do Piauí

O município de Ilha Grande, no Piauí, é conhecido por ser o ponto de partida para quem quer passear pelo Delta do Rio Parnaíba. Mas lá também tem a Casa das Rendeiras, que é um grupo de mulheres da região que trabalham 27fazendo renda super bonitas para vender para os turistas que passam por lá!

A Dona Maria do Socorro Reis Galeno é uma das fundadoras da organização e responsável por desenhar para as 80 rendeiras da associação os moldes que servem de base para o rendado. Com o desenho impresso, elas prendem o papel na almofada com alfinetes e vão cobrindo com linha até formar a peça. É muito talento, né?

É na associação que a Dona Maria passa parte das manhãs e todas as tardes: ela renda, desenha os moldes, vende as peças e gerencia o dinheiro. Mas nem tudo são flores. As rendeiras não têm um portfólio com imagens dos trabalhos já produzidos e os clientes são pessoas desconhecidas que não costumam deixar um sinal pago antecipadamente. Além disso, às vezes elas cobram um valor mais barato do que o que seria justo.

E não é só isso não, a Dona Maria é a única que faz os desenhos, por isso, muitas vezes o trabalho acaba ficando parado até ela entregar o molde. É por isso que o Missão Digital, no programa É de Casa, foi lá para o Piauí digitalizar as artesãs e facilitar a rotina da dona Maria. Olha só as soluções que foram apresentadas no programa do dia 28 de outubro:

Para começar, elas criaram um site para a associação através do Site.com. A plataforma tem uns modelos já criados, mas dá para editar e deixar a página do jeitinho que quiser e agora elas têm total controle de estoque conseguem calcular o preço dos produtos e cadastrar clientes e fornecedores com o CalculArte!

Já a Dona Maria consegue desenhar os moldes no Autodesk SketchBook. Ele tem várias ferramentas, pincéis e paletas de cores que ela usa direto no tablet; e o mais legal é que ela pode imprimir direto com o AirPrinter Lite, que é um app que se conecta com a impressora.

Ah, e agora, quando elas forem atender um turista estrangeiro, podem usar o Google Tradutor para ajudar na comunicação e criar uma apresentação no Apresentações Google com todos os trabalhos já produzidos.

E com tanta coisa para lembrar, a Dona Maria pode usar o app Notas para anotar e desenhar ideias, criar listas de verificação entre outras funcionalidades muito legais.

Se você não conseguiu assistir o quadro ou quer rever a história, pode dar uma olhadinha aqui no site do GShow.