Vale a pena comprar um smartphone Chinês? Descubra!

Oi gente! Vocês sabiam que existem algumas fabricantes de smartphones que não vendem seus produtos aqui no Brasil? É, principalmente as chinesas! Mas isso não é um problema para muitas pessoas que resolvem comprar na internet, e acabam recebendo o smartphone em casa direto da China. Mas será que vale a pena?

Como quase tudo na vida, comprar smartphones chineses tem seu lado bom e seu lado ruim, então cabe a cada um analisar esses lados e decidir se vale a pena ou não. Quer saber se para você vale a pena importar um celular da China?

O lado positivo



Uma das maiores vantagens em comprar smartphones importados chineses é que assim dá para ter um celular com ótimas especificações a preços bem mais baixos. Ou seja, é ótimo pelo custo benefício, né? Por exemplo, um smartphone como o Xiaomi Mi A1 tem um dos processadores mais atuais, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno e dá para comprar da China por um preço de mais ou menos R$700.

Se você for procurar aqui no Brasil um aparelho com essas mesmas especificações, ele geralmente custa mais de R$1.500,00. A diferença é grande né? Outra vantagem legal é que você vai acabar tendo um smartphone quase que exclusivo já que poucas pessoas aqui no Brasil vão ter o mesmo que o seu.

O lado negativo



Já por outro lado, mesmo que o aparelho seja mais barato lá fora na conversão, para trazer ele pro Brasil você vai ter que pagar algumas taxas de importação, tá? Ela depende do estado e de alguns aspectos, mas é bom ficar de olho porque as vezes acaba saindo quase o preço do smartphone, ou seja, o valor dele vai dobrar! É muito importante estar atento a isso!

Outro aspecto mais negativo é que se ele tiver algum problema, você vai ter mais dificuldade em consertar. Os aparelhos aqui no Brasil têm garantia então qualquer problema é mais fácil de resolver, mas os que vêm de fora dependem da garantia do site que você comprou e nem sempre funciona, infelizmente. É difícil provar o defeito e às vezes você só consegue o dinheiro do aparelho de volta, mas não da taxa que pagou. Lembrando que não quer dizer que seu celular vai dar problema porque é chinês, mas todo mundo corre esse risco com qualquer aparelho, né?

Outro probleminha para algumas pessoas é que geralmente eles demoram para chegar depois da compra. Então quem está procurando por um smartphone novo porque o seu deu defeito vai ter que ficar geralmente de 1 a 2 meses esperando sem aparelho, ou as vezes até mais. Existe também o risco de ser extraviado pelos correios, o que não é raro, tá?

Compro ou não compro?



Depois de considerar os prós e os contras de comprar um smartphone chinês, algumas coisas podem te ajudar nessa decisão, tá? Por exemplo, se você só usa o celular para usar redes sociais, WhatsApp, internet em geral, então aqui no Brasil temos vários modelos que são mais em conta e garantem um ótimo uso.

Já se você precisa mesmo de um smartphone mais potente e com uma boa bateria, os smartphones chineses saem na frente porque são bem eficientes e poderosos por um preço mais em conta. Ah, mas isso não quer dizer para procurar os mais baratos, tá? Todo aparelho que é muito barato já vai ter uma qualidade mais duvidável, até mesmo aqui no Brasil!

E por fim, se você precisa de um aparelho com boas câmeras, os chineses não são aconselháveis. Eles não investem muito nessa parte dos seus celulares, então as câmeras dos smartphones da China já não se destacam como a de muitos vendidos por aqui, tá?

E aí, para você vale a pena comprar um smartphone na China ou não? Marca aqui os amigos que já pensaram nisso 😉