Vai viajar? Aprenda a se comportar bem!

regrasdomundo

Gente, estou sempre por aqui caprichando nas dicas de aplicativos, sites e produtos de tecnologia incríveis, certo? Mas hoje vou tomar um rumo diferente e fazer uma pergunta: quando você viaja, principalmente para fora do país, você sabe se comportar dentro daquela cultura diferente? Então, fique por dentro de todos os detalhes para fazer bonito em seu próximo passeio!

Um item importante para você observar é que o significado dos gestos muda de país para país. Sabe o polegar levantado, o nosso famoso “joia”? Em países com Bangladesh e Tailândia tem o mesmo significado do que o dedo médio levantado, algo como um palavrão! Melhor evitar, né? 😉

Até mesmo a figa, que representa boa sorte por aqui, na China é algo como mandar a pessoa… se dar mal, digamos. Um gesto que aqui não é muito bonito, fazer um ´”O” com o indicador e o polegar, nos EUA significa que “está tudo ok”, esse você já viu em filmes, né?

Passado o momento inicial, você já consegue se comunicar de forma não verbal sem ofender ninguém, certo? Mas e o costumes? Más notícias, eles mudam muuuuito de país para país. Olha só alguns exemplos curiosos:

Sentar à mesa é uma arte que vai mudando conforme você carimba seu passaporte. A começar por sua companhia: é comum na Europa dividir a mesa com estranhos e, na Itália mais especificamente, após a refeição tudo bem se você palitar os dentes: indica que você gostou daquele prato! Bebidas são outro capítulo interessante: na Irlanda é terminantemente proibido recusar caso ofereçam para você e na Suécia o brinde requer atenção a dois detalhes: nunca proponha um brinde a alguém hierarquicamente superior ou mais velho do que você e após o tim-tim, nada de beber antes dele! Quanto respeito, né, gente?

Chegando ao Oriente Médio, a grande questão para nós brasileiros, sem dúvida, é a relação entre homens e mulheres. Por aqui, a mulher é decidida, independente e tem as mesmas oportunidades que os homens. Por lá, não. Até carro elas são impedidas de guiar! E um recado especial para os canhotos: a mão esquerda é considerada “amaldiçoada”: nada de trocar apertos de mão, comer ou acenar com ela!

Se você for dar um pulinho na Ásia, não se assuste em ver as pessoas assoando o nariz em plena rua: é sinal de higiene pois estão retirando sujeira do corpo. Só não vá fazer isso aqui no Brasil, ok? As pessoas podem te olhar com cara de “ECA”!

Antes de finalizar, gostaria de lembrar que em grande parte do mundo recusar comida é considerado uma ofensa grave. Mas cuidado por onde você anda, porque a culinária pode ser bastante exótica. Na Mongólia você pode comer carne de camelo cozida; na Tailândia, larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos muito procurados. Está passando por Hong Kong? Podem oferecer a você… cobra frita. Ufa!

Viajar é um dos maiores prazeres que se pode ter na vida e grande parte dele vem do fato de conhecermos novas culturas e costumes. Mantenha o espírito aberto para o novo e boa viagem!

Mas me conta, você já passou por algum aperto visitando outro país?