Vai vender seu gadget? Veja como limpar seus dados

shutterstock_107633990

Como os aparelhos de tecnologia evoluem tão rápido, cada vez mais temos opções variadas e novidades que queremos adaptar às nossas vidas, não é mesmo? Nesse movimento constante de lançamentos, quem nunca pensou em vender ou dar seus gadgets para ter outros novinhos em folha?

Mas, quando chega a hora, e suas informações pessoais? Seus dados e cadastros, como ficam? Vem com a Lu que eu vou te ensinar a preparar alguns aparelhos para vender, vem!

Primeiro passo: backup

Existem vários programas para fazer essa tarefa. No Windows, procure pela ferramenta “Backup e Restauração” no menu do sistema e siga o tutorial. É bem simples! Já para deixar seu computador como se tivesse saído da loja, as dicas são as seguintes:

No Windows 8 e 8.1:

– Acesse a barra Charm;
– Clique no ícone da engrenagem e depois em “Mudar Configurações do Computador”;
– Entre na seção “Geral”, clique em “Remover Tudo e Reinstalar o Windows”.

No Mac:

Você pode usar o Time Machine, que acompanha o sistema desde a versão 10.5. Mas fique atento, você precisa apagar os dados antes de reinstalar o sistema operacional.

– Reinicie seu Mac e aperte as teclas Command + R. Ah: você vai precisar estar conectado com a internet para continuar;
– Depois selecione o “Utilitário de Disco” e clique em “Continuar”;
– Você vai ver os discos que tem no computador, selecione os que quer apagar, não se esqueça de deixar a opção Mac OS expandida no menu “Formatar” e antes de clicar no botão “Apagar”.
– Feito isso, volte ao menu principal e escolha “Reinstalar o OS X”.
– Depois desse processo, o “Assistente de Configuração” será iniciado com uma tela de boas-vindas. Desligue o seu aparelho. Você pode usar as teclas Command + Q para isso.

Mas e se você quer fazer o mesmo no seu smartphone?

Se você usa um iPhone precisa ir em “Ajustes”, depois em “Geral” e clicar em “Redefinir”. Use a opção “Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes”. O sistema vai apagar todo os dados e reinstalar do zero o iOS. Simples, não?

Se você usa algum aparelho Android, tem duas opções 

A primeira, mais simples, é instalar o Android device manager e seguir os passos de instalação do programa. Depois acesse o site que controla o aplicativo e clique no botão “Travar e Apagar”. Só tome cuidado, não teste essa função, só faça quando for realmente apagar todos os dados do aparelho, hein!

A outra maneira é ir em configurações e procurar o item “Fazer Backup e Redefinir” e clicar em “Configuração Original”.

E Windows Phone?

Simples: vá em “Configurações”, clique em “Sobre” e em “Redefinir Seu Telefone”. Isso vai apagar todos os dados e deixar ele como se fosse novo!

Atenção às lojas de aplicativos!

Um último e importante passo é desautorizar as lojas de aplicativos dos aparelhos móveis. Isso porque seu aparelho pode ficar conectado à sua conta e, assim, liberar compras indesejadas pelo novo dono. No caso do Android, se você zerar o aparelho, na hora de recadastrar uma conta, o aparelho vai estar desabilitado na loja do Google.

Na loja da Apple, a iTunes Store, aplicativos podem ser baixados e reproduzidos em até cinco equipamentos diferentes, que precisam ser autorizados. Na barra de menus você vai encontrar o item “Loja”, clique nele e depois em “Desautorizar este Computador”. Está feito.

Ufa! E aí, gostou das dicas? Com elas você vai estar garantido e seguro, para dar ou vender seu aparelho sem problemas.

Mas agora fiquei com uma dúvida: se você pudesse comprar um novo gadget, qual seria?