uSound: aplicativo funciona como aparelho auditivo

Olha só que exemplo mais legal de perseverança e amizade: empreendedores argentinos criaram um aplicativo que transforma um smartphone em um aparelho auditivo, facilitando a vida de quem tem alguma limitação em sua capacidade de ouvir.

A ideia veio depois que um amigo de faculdade teve que abandonar o curso, porque não ouvia as aulas quando não conseguia um lugar próximo ao professor.

E assim nasceu o uSound. Desenvolvido por um grupo de estudantes de Engenharia da província de Jujuy (Argentina), o app (disponível para Android) é capaz de simular as potentes funções deste tipo de aparelho e ainda realiza uma audiometria prévia para identificar que tipo de limitação o usuário tem. E olha só que bacana: ele ajusta até o nível da música para ser mais confortável!

Mas não é só isso: a iniciativa baixou os custos de forma inacreditável. No lugar de alguns milhares dólares para a compra e manutenção de um aparelho tradicional, o uSound cobra apenas US$ 30 por ano! Aí, sim!

Um dica importante: o uSound não elimina a necessidade de acompanhamento médico, mas tem sido elogiado por especialistas como uma ferramenta que pode ajudar quem precisa de uma forcinha a mais para ouvir e se integrar à sociedade.

Segundo dados do vídeo abaixo, os problemas de audição estão surgindo cada vez mais cedo, por volta dos 45 anos, em função do uso incorreto de aparelhos sonoros. Daqui a 10 anos, o mundo pode ter quase 1 bilhão de pessoas com alguma deficiência! Se liga:

O uSound já ganhou um prêmio no programa Cup, na Microsoft, e segue abrindo escritórios na América do Sul e Estados Unidos. Bom demais!

O que achou? Usaria um aplicativo assim?