Usando o WhatsApp pra vendas? Confira dicas de como turbinar seu negócio pelo mensageiro!

Oi, gente! O WhatsApp é o mensageiro mais popular do mundo e por isso se tornou uma grande ferramenta de vendas, sabiam? Pra quem é cliente é mais prático porque já tem o aplicativo instalado, e pro empreendedor também facilita porque a versão Business conta com várias ferramentas que ajudam nas vendas.

Hoje eu vou dar algumas dicas de como você fazer o melhor uso do WhatsApp Business e alavancar seu negócio! Vem comigo!

Baixe o WhatsApp Business

Se você quer vender pelo WhatsApp, a primeira coisa que você precisa fazer é baixar a versão Business do aplicativo, que é feita para isso. Ela tem vantagens para vendas que a versão padrão não tem, e você ainda separa as coisas, tendo um app para trabalho e outro pessoal.

Pra fazer o download do WhatsApp Business pro Android é só clicar aqui e pro iOS é só clicar aqui.

Cursos fazem o diferencial

O WhatsApp Business oferece muitas ferramentas para ajudar nas vendas e eu vou dar algumas dicas do que pode ajudar nas vendas, mas o ideal é que você saiba extrair o máximo dessas ferramentas e da melhor forma possível. Por isso, a importância de um bom curso!

Se você realmente quer começar um negócio e quer aproveitar as vantagens do WhatsApp, isso pode se tornar um diferencial e te colocar na frente da concorrência, já que com um curso você vai adquirir o máximo de conhecimento e dicas importantes. 

E o melhor é que hoje em dia já é possível fazer um curso online mesmo a distância e até mesmo focado exclusivamente no WhatsApp como é o caso do curso “Como Vender pelo WhatsApp” da ComSchool, que você pode saber mais clicando aqui.

Ele é uma aula ao vivo, não é gravada, e vai te permitir um contato com o professor para tirar dúvidas e ensinar as estratégias importantes e como usar da melhor forma possível todas as ferramentas. Pra quem preferir, tem também a opção de curso presencial. Bem legal, né?

Preencha todo o perfil da sua empresa

Pode parecer simples, mas esse é um passo bem importante. Quem entrar em contato com sua empresa muitas vezes vai querer saber o nome, onde ela está localizada, o horário de funcionamento, entre outras coisas. Além de facilitar para o cliente, ainda facilita pra você, que não precisará perder tempo respondendo esse tipo de dúvida.

Além do mais, ter os dados certos da empresa também vai te trazer mais credibilidade, porque o cliente já vai saber que tá falando mesmo com uma empresa que existe e que é séria. É legal também adicionar uma foto de perfil, se possível com a marca ou logotipo da empresa, assim o cliente pode identificar mais rápido dentre seus contatos.

Use as etiquetas

Uma vantagem bem legal do WhatsApp Business é que ele permite que você possa etiquetar as conversas com cores diferentes, assim você vai organizar melhor a comunicação. Essas etiquetas te informam se o cliente é novo ou antigo, caso você precise de algum dado, também indicam quais os clientes estão com pedidos em aberto para não acabar esquecidos e até mesmo os que têm atendimento urgente, entre outros.

Mesmo que você esteja no começo e ainda não tenha uma demanda muito grande de clientes, é bom já ir usando pra se tornar uma rotina e você já estar preparado(a) para quando essa demanda aumentar.

Use as repostas rápidas e automáticas

No WhatsApp Business você pode adicionar respostas rápidas que são frases que já ficam salvas e você pode usar a qualquer momento. Elas são ótimas pra agilizar o atendimento e além de passar uma impressão de rapidez pro cliente, ainda te ajuda a ganhar tempo.

Há também a opção de usar mensagens automáticas que são ótimas tanto para os momentos em que a empresa não está em atendimento ou ausente, ou com mensagens de saudação. Nesse caso, a mensagem é enviada automaticamente cada vez que alguém começa uma conversa, e então a pessoa já sabe se a empresa está em funcionamento ou não e até pode agilizar o pedido.

Mantenha seu catálogo sempre atualizado

Durante as vendas no WhatsApp o seu cliente vai querer saber quais são os produtos que você tem a oferecer. O Business oferece a opção de catálogo, que é aberto quando o cliente acessa o perfil da sua empresa. Quanto mais informação no catálogo, mais rápido será o atendimento e o processo de venda, além de mais confortável para o cliente que terá todas as informações ali.

E aí, conhece alguém que usa o WhatsApp Business pra vendas? Já marca aí 😉