Usando muito a internet em casa? Confira essas dicas pra deixar o roteador ainda mais seguro e potente!

Oi, gente! Hoje em dia com o período de distanciamento social a internet de casa se torna ainda mais importante né? E se você usa internet sem fio, o aparelho principal é o roteador, sem dúvidas.

Por isso hoje eu vou te dar algumas dicas do que fazer pra melhorar ainda mais a conexão do seu roteador, além de manter sua internet mais segura.

Entrando nas configurações

Antes de começar as dicas, primeiro eu vou ensinar como você vai entrar na tela de configurações do seu roteador. É bem fácil. Primeiro você vai abrir o Menu Iniciar e digitar no campo de pesquisa a palavra CMD. Ele vai te mostrar a opção cmd mesmo ou a de Prompt de Comando, é só escolher ela.

Depois que abrir a tela preta, você vai digitar ipconfig e dar enter, ele vai te mostrar algumas informações sobre sua internet. O que importa aqui é o IP do Gateway Padrão, tá? Então você precisa memorizar ele.

Agora é só digitar na barra de endereços do seu navegador (onde você poe o endereço dos sites) e dar enter.

Mudando o usuário e senha

Essa é a primeira configuração que você precisa fazer no seu roteador, e se nunca fez esse é o momento. Os roteadores sempre vem com um login e uma senha padrão e geralmente eles estão localizados na parte de baixo do aparelho. Se não tiver lá, procure no manual de instruções, tá?

Agora nas configurações você procura pela opção Ferramentas do Sistema ou algo tipo Ferramentas administrativas. É lá que você vai poder mudar o login e escolher uma nova senha. Ah, e não esquece de anotar a senha nova pra não esquecer depois!

Isso evita que outras pessoas usem sua internet sem você saber!

Escolhendo o protocolo de segurança

Todo roteador pode funcionar com alguns tipos de protocolos de segurança, que é basicamente o que a torna mais segura. A dica aqui é usar os protocolos mais seguros e por isso evitar as mais antigas. Por isso tente não usar o WEP, que já é considerado bem vulnerável.

O mais popular hoje em dia é o WPA2-PSK ou WPA2 Personal, então você pode escolher esses. Se no seu roteador tiver a opção AES, é ainda melhor!

Essa mudança você pode fazer na parte de Configurações do Wireless

Usando a função WPS

Os roteadores também contam com uma função chamada de WPS que ajuda a conectar os dispositivos a ela sem precisar colocar senha, com apenas um botão. Apesar de facilitar bastante na hora, isso acaba deixando a sua conexão mais vulnerável. Então a dica é não ligar o recurso a menos que seja na hora que você for usar. Depois, desliga!

Pra ativar o WPS também é na parte de Configurações do Wireless.

Mantendo atualizado

Uma outra forma de manter sua rede sempre segura é garantir que o seu roteador tenha o firmware atualizado sempre! Assim ele fica menos vulnerável, tá? Muita gente nem lembra dessa parte, mas é importante.

Você pode procurar por atualizações no site da fabricante e pra instalar é só ir em Configurações e procurar por uma opção de Ferramentas do Sistema, Atualização de Firmware ou Manutenção.

Mantendo as portas fechadas

O roteador tem o que é chamado de portas virtuais, e pra alguns programas funcionarem direito é preciso que algumas delas fiquem abertas. Claro que quanto menos, melhor, porque muitas portas abertas deixa ele mais vulnerável. Por isso a dica é dar uma olhada pra excluir qualquer porta aberta que você não conheça, tá?

Pra isso é só ir na opção de Redirecionamento de Portas ou Configurações UPnP.

Mudando o DNS

Essa dica pode deixar até mesmo sua conexão mais rápida. Você pode mudar o DNS pra isso, e um endereço que tá muito popular ultimamente é o da empresa Cloudfire.

Pra isso é só entrar nas opções de Servidor DHCP nas configurações de rede e colocar no IP primário 1.1.1.1 e no secundário 1.0.0.1.

Qualidade é sucesso

E por fim, pra que sua internet chegue de forma completa nos seus dispositivos e o mais rápido possível, o ideal é ter um roteador atual e de boa potência. Se tiver dúvida de qual escolher, é só clicar aqui e dar uma olhada nas dicas que eu já dei pra aprender a escolher um.

E assim que souber qual você quer, corre no Magalu que lá tem muitas opções, clicando aqui!

E aí, que tal marcar os amigos e dividir essas dicas? Como anda sua internet? 😉