Ubuntu Phone é lançado na Europa

ubuntu-phone-e-lancado-na-europa

Gente, hoje tenho uma supernovidade sobre o lançamento do Ubuntu Phone, que na verdade, é um sistema operacional para dispositivos móveis criado pela Canonical, que é conhecida pela fabricação de tablets e-readers, dona da versão Linux de mesmo nome feita para PCs, sabe?

Então, esse novo sistema operacional móvel se destaca pela sua interface controlada por gestos e pelo suporte a webapps com as suas aplicações de fábrica. O primeiro smartphone rodando Ubuntu de forma original é o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, que foi produzido em escala comercial, e que vai começar a ser vendido lá no mercado europeu na segunda quinzena de fevereiro. Mas por outro lado, os fãs dessa plataforma ainda vão ter que enfrentar a inovadora estratégia de venda da empresa.

Pois é! Segundo o site TheVerge, o aparelho será oferecido no começo só na Europa, e os primeiros modelos só vão poder ser comprados em “vendas relâmpago“. Por isso, os mais ansiosos e interessados devem seguir as contas @ubuntu e @bqreaders no Twitter para descobrir o lugar e horário das vendas, viu?

Ahh! O aparelho já existe desde junho de 2014, com Android 4.4. E essa versão com Ubuntu preserva quase todas as características do modelo original, como por exemplo,: tela IPS de 4,5 polegadas com resolução de 960×540 pixels, processador quad-core MediaTek MT6582 de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB para armazenamento interno de dados e suporte a dois cartões SIM.

E não é só isso! Ainda tem câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 5 megapixels, suporte a microSD de até 32 GB, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, 3G (não há LTE) e bateria de 2.150 mAh. Ufa! Muita coisa, né?

Mas olha gente, a primeira geração de Ubuntu Phone está de olho no mercado de médio e baixo custo, viu? Tanto que a própria Canonical reconhece que o aparelho vai atrair, principalmente, curiosos e fãs do sistema operacional. Bacana, né?

Agora, o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition começa a ser vendido apenas em alguns países europeus na próxima semana, mas não há informação de quando vai ser lançamento aqui no Brasil. Então, vamos aguardar por mais novidades, né?

E aí, o que achou desta novidade? Você já conhecia o Ubuntu Phone? Conta pra mim!