Twitter vai avisar sobre informações falsas do coronavírus na rede social. Vem saber como!

Oi, gente! É muito importante que, durante esse período tão preocupante que o mundo vive, as pessoas possam ter informações certas e verdadeiras, né? Muita informação falsa acaba circulando em redes sociais e podem causar malefícios para a população, e por isso muitas empresas já estão tomando medidas pra evitar que isso aconteça.

É o caso do Twitter, que agora vai passar a mostrar etiquetas em publicações sobre o coronavírus mostrando que as informações nela podem ser falsas ou não confirmadas. Vem que eu conto como vai acontecer!

Combatendo as informações falsas

Toda mensagem sobre o coronavírus vai ser checada e classificada de acordo com especialistas. Então elas podem ser classificadas em 3 tipos pra chamar atenção dos usuários. 

O primeiro é “Informações enganosas”, que diz que são informações confirmadas como falsas. O segundo é “Reivindicações disputadas”, que são informações que não foram confirmadas como verdadeiras ainda ou que não têm credibilidades. E o terceiro são as “Declarações não confirmadas”, que são informações que podem ser ou falsas ou verdadeiras, mas que ainda não foram confirmadas, então é bom sempre não confiar plenamente.

No caso das informações enganosas, a depender do que diz na postagem, podem ser retiradas do ar pra evitar compartilhamentos, tá? O Twitter já vem monitorando o conteúdo postado na rede social a respeito do coronavírus, principalmente os de conteúdos duvidosos e publicados por pessoas que têm muitos seguidores como famosos e políticos.

Separando os retweets

Além dessa novidade sobre as informações falsas, também tenho uma novidade bem legal pro pessoal do Android. Acontece que já tá chegando pro aplicativo uma atualização com um novo design que separa os retweets que têm comentários. Esse recurso já chegou pro iOS e agora tá prestes a ficar disponível pra todo mundo. 

Jane Manchun Wong, que testa muitos recursos de aplicativos, descobriu essa novidade e até mostrou como vai ficar em um print. Bem legal, né? Dá pra ver que tem guias pra separar os contadores, olha só!

E aí, o que achou dessa novidade? O que você acha que o Twitter poderia fazer pra aumentar ainda mais o combate as fake news? Me conta aí;)