Turbine seu Chromebook com estas dicas!

samsung-chromebook-2

Você já ouviu falar do Chromebook? Ele foi lançado recentemente e comentei suas principais características neste post! Ele é baseado no navegador Chrome do Google e tem seus arquivos principais salvos “na Nuvem”, ou melhor dizendo, usa os serviços de armazenamento de arquivo da empresa.

Este é um computador bem rápido, leve e fácil de usar, mas como não é um PC comum, é preciso entender o que fazer na hora de executar algumas tarefas, como abrir e gerar um arquivo zip, trabalhar com fotos e vídeos ou acessar arquivos do seu Windows ou Mac. Mas não se preocupe, vamos ver o que fazer nesses casos, ok?

Trabalhando com Zip

Abrir um .zip em um Chromebook pode ser confuso, se você tentar extrair os arquivos da maneira que está acostumado a fazer. Clicando duas vezes no arquivo o sistema vai mostrar como se eles estivessem em um HD externo! Se quiser pode usar assim, vai ter acesso a tudo que está dentro da pasta normalmente.

Para compactar vários arquivos dentro de um .zip é um pouco mais complicado e a melhor solução é colocar tudo dentro da pasta “Downloads” e aí selecionar o que precisa zipar (ou seja “transformar em um zip”). Clicando com o botão direito a opção “Compactar Seleção” vai aparecer. Simples, quando sabemos como fazer, né?

Existe uma maneira mais completa de trabalhar com compactação e ela se chama ZipShare, que é um programa online que faz o mesmo trabalho do conhecido WinZip, o que facilita muito a se acostumar com essa novidade. Com ele você vai poder lidar com todos os seus arquivos na nuvem sem problema.

Usando programas Mac e Windows

Por mais que usar um notebook totalmente conectado a web possa parecer interessante, vai chegar a hora em que você vai precisar trabalhar com um computador mais completo, seja para um programa exclusivo do Windows ou o iTunes, por exemplo. É só optar pelo  excelente aplicativo Chrome Remote Desktop que você resolve o problema.

Instale o app tanto no Chromebook quanto no outro computador que quer acessar (fazer isso é bem simples, não se preocupe), abra o programa, coloque a senha que escolheu na configuração e as máquinas vão ficar conectadas. Se tiver uma conexão com a internet rápida o suficiente você vai poder lidar com programas do computador sem lentidão.

Trabalhar com vídeos e fotos

Para editar fotos para suas apresentações ou se divertir criando imagens existem programas como o Pixlr Editor, que é uma suíte completa de edição online. Para criar vídeos incríveis para sua família e amigos você tem duas ótimas opções: o Stupeflix e YouTube Video Editor.

Os computadores estão se adaptando aos novos tempos, quando estamos conectados o tempo todo na internet. Se você quiser participar desse futuro agora, um Chromebook é uma ótima opção.

Agora me conta: o que você acha de produtos assim? No dia a dia você usa PC, note, tablet… qual equipamento?