Trens e metrôs de São Paulo passam a aceitar bilhete digital com código QR

Oi, gente! A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo anunciou um novo tipo de bilhete que promete diminuir as filas nos guichês e as fraudes nas compras de bilhetes de transportes públicos. É o Top, que conta com um código QR que pode ser lido nas catracas.

Quer saber mais sobre a novidade? Vem comigo!

Novo bilhete com QR Code

O Top é um bilhete digital que vem com um QR Code para embarcar nos trens da CPTM e no Metrô. Ele chega pra substituir os bilhetes unitários e trazer mais praticidade para o uso do transporte na capital.

Além de diminuir as filas dos guichês e evitar fraudes, ele também é mais fácil de ser adquirido. Você pode comprar nos terminais de autoatendimento ou simplesmente pelo aplicativo Top. Nesse caso nem precisa imprimir, pode colocar o código QR na tela do celular e exibir para leitura na catraca.

O aplicativo tá disponível para Android clicando aqui e para iOS clicando aqui, e dá pra comprar até 10 bilhetes de uma vez por ele. Enquanto nas máquinas das estações possa ser possível comprar e imprimir o Top, só é aceito pagamento por cartão de débito. Já no app você pode pagar com cartão de crédito também, se preferir.

Todas as estações já têm as catracas equipadas pra ler o Top, seja pelo celular ou por bilhete impresso, e em caso de dúvidas os funcionários estão prontos para ajudar.

Vale lembrar que o bilhete unitário tradicional ainda é aceito, tá? Mas aos poucos ele vai começar a ser substituído pelo Top. Ele não muda o valor da passagem e o Bilhete único e o Cartão BOM também não são afetados pela chegada do Top, ainda continuam sendo aceitos.

E aí, o que achou dessa mudança? Já marca seus amigos pra ficarem por dentro! 😉