Trabalhando de casa? Dá uma olhada nessas 9 dicas que podem te ajudar a render ainda mais no Home Office!

Oi, gente! Em época de isolamento social o Home Office tá a todo vapor, né? Trabalhar de casa pode ser uma novidade pra muita gente, e por isso eu hoje vou dar umas dicas de como melhorar ainda mais essa experiência com coisas simples que você pode fazer no seu dia a dia. Afinal de contas, quanto melhor estiver o seu computador, melhor vai ser o seu trabalho né?

Vamos às dicas? Vem comigo!

Limpando o seu computador

A primeira dica é uma das mais importantes, principalmente em tempos de coronavírus. Além de se proteger, também fica muito mais confortável trabalhar com um equipamento limpinho, né? A limpeza por até ajudar o teclado na hora de digitar e impedir que as teclas fiquem travadas ou percam o comando, sabia?

Antes de limpar o computador é importante desconectar tudo, tá? Tire da tomada, desconecte todas as entradas, seja de fone de ouvido, de caixa de som, de mouse, teclado, tudinho! Se você não tiver um produto próprio pra limpar o seu computador ou notebooks, o aconselhável é usar uma mistura de 30% de água e 70% de álcool isopropílico. Ou seja, você pode adicionar 30ml de água e 70ml de álcool.

Ah, e um detalhe importante é que você não deve jogar o líquido diretamente no computador, tá? Primeiro coloque no pano e só então passe. O pano precisa ser aqueles de microfibra ou o mais macio que você tiver e não pode estar muito molhado, apenas úmido. E claro, não precisa esfregar com força, seja gentil, principalmente na tela! Já pro teclado você pode pegar um pincel pra tirar as sujeiras entre as teclas, que tal?

Limpando também o sistema!

E que tal fazer também uma limpeza dentro do seu computador? Assim evita que ele acumule arquivos desnecessários e ainda pode ajudar a máquina a ficar mais rápida. Todo computador com Windows já tem uma ferramenta própria pra limpeza de disco. Pra acessá-la você precisa ir na caixa de pesquisa da barra de tarefas ou no Iniciar e digitar “Limpeza de disco”. Ele vai te perguntar qual disco você quer limpar e é só escolher o C, que é o mais usado normalmente.

Caso você queira, pode limpar o D também ou outras partições que você tiver no computador, basta repetir o processo.

Ele vai calcular o espaço que você vai poder liberar e em seguida é só apertar em “OK”.

Depois você pode repetir esse processo e ao invés de apertar OK, apertar em “Limpar arquivos do Sistema” pra limpar ainda mais, viu?

Testando tudo para conferências

Durante o Home Office é muito comum que colegas de trabalhos ou líderes de grupos precisem fazer uma videoconferência pra manter todos em dia e se comunicar de uma forma mais dinâmica. Por isso você já pode testar suas ferramentas pra saber se na hora vai ocorrer tudo bem. São elas o seu microfone, o seu fone e a sua câmera.

Uma forma bem fácil de fazer isso é pelo Skype. É só abrir o programa e ir em Configurações pra procurar a opção Audio e Video. A imagem da webcam já vai aparecer na sua tela, então você já vai saber se ela tá funcionando direito. A captação de som, ou seja, do fone, também aparece logo abaixo.

Aí é só clicar em Testar Audio pra ver se sua voz vai sair direitinho no microfone durante as chamadas.

Usando mais de uma tela

Uma dica legal pra ajudar na hora do trabalho é ou usar uma tela diferente e maior como um monitor extra ou até mesmo a sua TV, ou conectar para usar as duas. Pra isso você pode usar um cabo HDMI, ou um dispositivo como o Chromecast pra espelhar a tela do notebook na TV.

Bons periféricos

Um detalhe que pode ajudar ou atrapalhar muito na hora do Home office é a qualidade dos periféricos, ou seja, do mouse e do teclado. No caso de notebooks os teclados já não são um problema, mas o mouse pode fazer diferença. Se possível, tente usar modelos de mouses ergonômicos, que evita machucar as mãos no uso por muito tempo, e o mais leve possível, tá?

Sem distrações!

Uma boa forma de manter o trabalho em um ritmo legal é evitar distrações, e por isso dá pra desligar as notificações do seu computador, o que ajuda bastante!

No Windows 10 é só ir naquele íconezinho de balão que fica no canto direito embaixo e clicar em “Assistente de foco”. Aí é só escolher a opção “Somente alarmes”.

Já se você tem um computador da Apple, é só clicar no ícone mais a direita na barra de cima e abrir o painel. Aí é só clicar na chave do Não Perturbe pra ativar.

Esquecendo as redes sociais

Trabalhando de casa e no computador você pode acabar se rendendo à vontade de dar uma olhadinha nas suas redes sociais, e isso pode afetar seu rendimento e até atrasar seu trabalho. Em muitos locais esses sites são bloqueados pela empresa, e na sua casa você pode usar plug-ins no navegador pra fazer o mesmo, sabia?

Procure por plug-ins como Work Mode ou Block Site, e com eles dá pra você colocar o horário de trabalho e durante esse período ele bloqueia o acesso ao Facebook, Twitter e Youtube, entre outros. Quando você terminar o trabalho ou até mesmo se acabar mais cedo, pode desbloquear a qualquer momento. Bem legal, né?

Garanta uma boa conexão

Uma dica muito importante pra se trabalhar de casa é garantir que sua conexão esteja boa o suficiente pras tarefas e pras chamadas de vídeo que podem acontecer, né? Pra isso você pode tentar ficar o mais perto possível do roteador pra não perder sinal e com isso, diminuir a velocidade da conexão.

Uma dica legal é manter o roteador em um lugar alto, assim não tem interferências no sinal, tá? Ah, e você também pode ativar o recurso QoS, que faz com que um aparelho tenha mais prioridade da internet caso você divida com mais pessoas na casa. Esse recurso pode ser ativado na página de configuração do seu roteador.

E se seu roteador já não tá mais dando conta do recado, essa é a melhor hora de trocar. No Magalu dá pra garantir um roteador novo com descontos imperdíveis, dá uma olhadinha clicando aqui!

Conforto e qualidade

E, por fim, quanto mais confortável for o seu espaço, melhor sairá o seu trabalho. Um bom computador, uma cadeira macia e ergonômica, uma mesa da altura ideal, tudo isso vai fazer com que o trabalho em casa acabe rendendo mais. 

Sempre opte por produtos de qualidade e você vai ver que se estiver mais confortável, vai ser mais fácil até se concentrar. 

Pra garantir o melhor, é só ir no Magalu é conferir na sessão de Home Office clicando aqui!

E aí, o que achou dessas dicas? Marca aqui os amigos e familiares que estão fazendo Home Office 😉