Toshiba lança aspirador que filma e reconhece ambientes

toshiba-lanca-aspirador-que-filma-e-reconhece-ambientes

Quem lembra do desenho animado dos Jetsons? Nele, Rosie (uma empregada robô) organizava toda a bagunça da família, que vivia no ano de 2062. Lembrei dela na hora, quando li uma matéria sobre o lançamento dos aspiradores inteligentes da Toshiba, os “Torneo Robo”. Se depender da fabricante japonesa, logo, logo, um pouquinho da eficiência dela vai estar em sua sala.

Olha só que legal: o modelo tem a capacidade de detectar obstáculos, sofás, paredes e demais itens e fazer a limpeza de forma inteligente usando até 70 padrões diferentes de comportamento. Ele tem essa sensibilidade toda porque utiliza ultrassom para identificar o ambiente, como se fizesse um “scanner” ao redor, sabe? A tecnologia permite diferenciar paredes sólidas de painéis de vidro e, assim, manter a mesma distância deles. O infravermelho, usado normalmente neste tipo de aparelho, não tem essa capacidade. Arrasou, Toshiba!

Mas o que chamou atenção do mercado mundial foi outra coisa: o “Torneo Robo” pode ser controlado por smartphone ou tablet mesmo você estando fora de casa. Ele recebe as instruções e pode fotografar o resultado de seu trabalho de até três pontos diferentes. E ao ficar com a bateria fraca, o aspirador robô ainda procura seu carregador sozinho. Que incrível, não é mesmo?

Infelizmente ele ainda não tem data para chegar ao Brasil. Mas estou torcendo para poder experimentar e apresentar todos os detalhes deste incrível modelo assim que ele pintar por aqui!

Até lá, me conta: que outro tipo de robô você gostaria que fizesse as tarefas da casa?