Tire suas dúvidas sobre o WhatsApp

tire-duvidas-sobre-whatsapp

Hoje em dia quase todo munda usa WhatsApp, né? Cada vez mais pessoas estão virando fãs do aplicativo gratuito de mensagens, que facilita a vida na hora de falar com amigos, família e até contatos de trabalho.

Mas mesmo que você já use o app há algum tempo, aposto que você tem algumas dúvidas sobre ele! Eu também tinha, e fui pesquisar as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre WhatsApp que encontro por aí. Olha só:

 

Será que o meu aparelho é compatível?

Se você ainda não tem o app, pode nem saber se é possível instalá-lo no seu celular, né? A boa notícia é que o WhatsApp é compatível com a maioria dos smartphones Android, BlackBerry, iPhone, Nokia e Windows. Para descobrir, o jeito mais simples é acessar este link com o navegador do seu telefone. Aí, se o aparelho for compatível você já será redirecionado para a página de download, caso contrário você vai receber uma mensagem dizendo que não é possível baixar no seu celular.

 

Como eu mando mensagem de voz?

Mensagem de voz é muuuito legal, porque você fala instantaneamente com uma pessoa ou um grupo, além de ser bem mais fácil gravar do que digitar quando você quer falar bastante coisa, né? Por isso cada vez mais o pessoal tem mandado mensagem de voz.

Olha como é fácil enviar: na janela da conversa, clique e segure no botão de Mensagem de Voz, que na maioria dos celulares é um microfone. Se você quiser cancelar a mensagem enquanto estiver gravando, não se preocupe, é só deslizar o botão que apaga a mensagem. Ah! E quando o ícone do microfone ficar azul, significa que o destinatário já ouviu a sua mensagem.

 

Consigo recuperar minhas conversas excluídas?

Ih! Apagou uma conversa mas se arrependeu? Então é o seguinte, o WhatsApp não armazena o histórico de conversas no próprio sistema, mas você tem outras formas de recuperar as suas mensagens perdidas. Oba!

No Android o WhatsApp faz backups automaticamente a cada 24 horas e armazena no cartão de memória microSD. A pasta fica na memória interna do seu aparelho ou em um cartão de memória externo. Só que para restaurar o backup mais recente, você tem que excluir e reinstalar o aplicativo.

No Windows Phone o WhatsApp também cria uma cópia do backup do seu histórico de conversas no telefone, e você também vai ter que remover e instalar de novo o app para recuperar as mensagens da cópia.

Se você tem um iPhone e a versão do WhatsApp é 2.10.1 ou mais recente, você pode usar a opção de backup no iCloud para salvar e restaurar suas conversas.

 

E se eu quiser apagar uma mensagem já enviada?

Quem nunca mandou uma mensagem por engano e quis cancelar o envio logo em seguida? Eu já, mas o Whastapp não ajuda muito nesses casos, não! Depois que você apertou o botão “enviar”, assim que aparecer um tique cinza ao lado da  mensagem, já era: ela foi enviada e não há como cancelar.

Mas enquanto estiver aparecendo um ícone de relógio ao lado da mensagem, que significa que ela ainda está no seu celular, por algum problema de conexão ou cobertura da operadora, aí sim ela pode ser deletada sem chegar ao destinatário.

Portanto, você tem que ser mais rápido que a sua conexão caso se arrependa de enviar uma mensagem 😉

 

Como eu altero o download automático?

O WhatsApp já vem com um padrão de baixar as imagens que você recebe automaticamente usando sua conexão dados. Já os arquivos de áudio e vídeo só são baixados automaticamente quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Mas você pode mudar essas configurações, viu? É só ir em Ajustes (ou Configurações) > Ajustes de Conversa > Download automático de mídia.

No caso do iPhone, também nos Ajustes de Conversa você pode optar por não salvar automaticamente as mídias recebidas pelo Whatsapp. É só desativar essa função e assim você salva manualmente só as imagens e vídeos que realmente quiser. Aí sim, hein!

 

Posso ficar “invisível” no Whatsapp?

Muita gente quer saber se é possível usar o Whatsapp sem ter sua presença anunciada pelo aplicativo, não é mesmo? Existe sim uma forma de não aparecer online no WhastApp, mas pelo menos por enquanto ela só está disponível para Android. É o app Hide Whatsapp Status, criado especificamente pra isso! Além de bloquear a atualização que diz “visualizado pela última vez em…”, funcionalidade já disponível no próprio Whatsapp, esse aplicativo também esconde o status de online. Assim ninguém vai saber quando você está conectado e você terá mais liberdade de ler e responder suas mensagens com calma. Legal, hein!

 

Meu número de telefone mudou. E agora?

Se você mudou de número mas continua com o mesmo aparelho, pode mudar o seu número dentro do próprio WhatsApp. Primeiro, garanta que o número novo está ativado e pode receber SMS e ligações, tá? Então vá em Configurações > Conta > Mudar meu Número e insira o seu telefone atual e o novo. Simples assim! Seu número antigo será apagado do WhatsApp e as informações da sua conta migradas para o novo número. Ah! Lembre de avisar seus contatos para atualizarem seu número nas agendas, assim nenhuma das suas conversas será interrompida.

 

Perdi meu celular! O que eu faço?

Se o seu telefone foi perdido ou roubado, não perca tempo e ligue o quanto antes para a sua operadora de celular para bloquear o seu chip. Feito isso você pode utilizar um novo chip com o mesmo número de telefone para ativar o WhatsApp em outro aparelho. Assim você desativa a conta no aparelho perdido, já que o WhatsApp só pode estar ativo em um número de telefone em um aparelho de cada vez. Segurança é tudo!

 

Agora me conta, já sabia de tudo isso sobre o WhastApp?