Testes no Facebook: é seguro fazer? Eu te conto e te ensino a ficar sempre em segurança

Gente, hoje eu quero falar de um tema muito importante e que eu tenho certeza que tá pipocando na sua timeline do Face! Sabe esses testes de “veja como você seria mulher/homem”, “descubra sua alma-gêmea”, “ qual animal você parece” e tudo mais? Bem, eles são muito divertidos e todo mundo adora compartilhá-los com os amigos, né?

O problema é que do ponto de vista da segurança, eles não são nada bacanas. Isso porque quando você autoriza que esses apps, aparentemente inofensivos,  acessem o seu perfil, geralmente não é apenas o seu nome e e-mail que eles vão usar, mas sim a liberação de todos os seus dados na rede social. Por exemplo, ver o que você posta, acessar as suas mensagens, poder mandar mensagens sem você pedir e por aí vai, o que não é nada, nada legal.

E como hoje em dia muitas contas de aplicativos são conectadas via Facebook, de certa maneira isso dá acesso a elas também, né?

Não é que todo aplicativo que pede autorização ao seu Face vai roubar as suas informações! Mas é muito difícil saber o que é só algo bacana pra sua diversão ou alguma ferramenta que está roubando os dados das pessoas.

E assim, muitas vezes não é nem pro lado ruim, mas e se esse app que você tá permitindo acessar não tem uma boa segurança? Os dados podem vazar do mesmo jeito, por isso que é preciso pensar duas vezes antes de dar acesso a qualquer tipo de teste, filtro de foto e por aí vai.

O que eu tô querendo dizer é que mesmo pra se divertir no Facebook é preciso ter cuidado, certo? Então as minhas dicas são:

– Revise sempre os aplicativos que têm acesso ao seu perfil. Em “ Mais” , “ Configurações”, “Aplicativos” e “ Conectado com o Facebook” deixe apenas aqueles que você conhece.

– Procure fazer testes conhecidos como os do BuzzFeed, que você não precisar dar as suas informações de conta e ainda assim pode compartilhar com os amigos!

– Procure usar filtros do próprio Facebook na sua foto, como “Dias das Mães”, qual casa de Harry Potter, defender uma causa e por aí vai.

– Quer fazer um teste que se conecta ao Face? Veja quais as permissões de acesso à sua conta ele pede. Se você não concordar, não faça o teste.

Tá permitido fazer teste no Facebook sim, mas sempre com segurança!

Dá essa dica pros seus amigos também. Menciona eles aqui 😉