TeleSUS: saiba como checar sintomas do coronavirus pelo atendimento especial do site do Ministério da Saúde

Oi, gente! Informação é a chave de tudo e é uma das armas mais poderosas pra combater o Coronavírus, sabiam? Então além do isolamento social é muito importante que você entenda mais um pouco sobre o vírus, sobre os sintomas, como ele se transmite e principalmente como se prevenir. E claro, ficar alerta contra as notícias falsas, também chamadas de Fake news.

Uma das melhores formas pra se manter bem informado é seguir os órgãos responsáveis e assim ficar longe das fake news! O Ministério da Saúde tá bem empenhado em trazer essas informações pro máximo de pessoas possível e por isso eles já lançaram mais um portal especial, o TeleSUS. Quer saber mais sobre ele? Vem que eu te conto!

Mais informações

O site funciona como uma espécie de bate papo, muito parecido com aquela ferramenta que eles lançaram pro WhatsApp e que eu contei aqui, lembram? Se quer saber mais sobre ela é só clicar aqui.

Só que nesse caso você não precisa adicionar número nem usar aplicativo, tudo pode ser feito pelo site, mesmo que pareça um chat de WhatsApp. Bem legal né? Primeiro é só clicar aqui e entrar no site, e em seguida clicar em “Começar”.

Ele então vai te perguntar se você quer fazer uma verificação de sintomas, caso você esteja doente e queira saber se pode ou não ser o coronavírus, ou se você tem dúvidas sobre alguns tópicos e quer saber mais.

Se você escolher verificar sintomas, ele avisa antes que serve apenas pra ajudar em caso de dúvidas e que não é um diagnóstico preciso, tá? Então se você precisar de um exame, vá no médico. Após você confirmar que entende isso, ele vai te fazer algumas perguntas sobre o que você tá sentindo. É só ir respondendo.

Caso seus sintomas sejam compatíveis com o coronavírus, ele indica um atendimento médico. Caso não seja, ele afirma que não há uma situação de emergência ou risco para o coronavírus.

Caso você queira saber mais informações, basta escolher uma das opções.

Em cada uma delas você vai saber um pouco mais como combater e evitar o COVID-19. Por exemplo, se você escolher a opção de “Quando usar uma máscara?” ele vai dizer que só é preciso usá-la se estiver tossindo ou espirrando, ou quando estiver em contato com alguém com suspeita.  

E aí, conhece alguém que tem dúvidas sobre o coronavírus? Então marca aqui os amigos pra todo mundo ficar bem informado 😉