Telescópio Hubble comemora 25 anos em órbita

telescopio-hubble-comemora-25-anos-em-orbita

Gente, hoje eu vou falar de assunto muito legal! É sobre o telescópio Hubble, que está comemorando 25 anos em órbita e captou uma imagem na Nebulosa da Águia que mostra os seus três ‘Pilares da Criação’. Vem com a Lu pra saber mais, vem!

Os Pilares da Criação, na verdade, são três nuvens gasosas com cinco anos-luz de extensão, localizadas na Nebulosa da Águia, que fica a de 6,5 mil anos-luz de distância da Terra e localizado no coração da Via Láctea.

Olha só que demais: para conseguir a nova imagem, o telescópio Hubble combinou diversas outras imagens capturadas da cena ao longo dos anos para criar a maior definição atingida até o momento. É muita tecnologia envolvida, né?

Só para você ter uma ideia, a imagem original foi tirada em 1995, mostrando pilares em formação estelar de nuvens de poeira e gás. Mas, agora, com as melhorias de sistema do telescópio, foi possível captar esta nova imagem, com um ângulo mais aberto e uma resolução duas vezes maior do que a original. Alta definição, gostei! 😉

De acordo com a  NASA, ao comparar as duas imagens, os astrônomos perceberam o crescimento de uma pequena concentração gasosa, na imagem parecida à de um jato d’água saindo de uma mangueira, que pode ter sido criada por uma estrela recém-formada. Curioso, né?

Pois é! Ao longo dos 19 anos que separam as duas fotos, a concentração se espalhou pelo espaço ao longo de quase 96,6 bilhões de quilômetros, a velocidade estimada de mais de 724 mil km/h. Uauuu!

E aí, você já tinha ouvido falar no Hubble? Conte para mim!