Tela Azul? Problema no Windows? Calma que vou ajudar

telaazul

Gente, ninguém merece passar pela temida “Tela Azul” do Windows, não é mesmo? Você já teve que encarar essa situação? Imagine só: está usando seu computador e de repente ele trava e uma tela azul aparece! Mas não precisa se preocupar, vou ajudar você a fazer tudo voltar ao normal quando isso acontecer. Vamos lá?

Primeiro, deixa eu te contar a causa: quando isso acontece é que o sistema operacional pode estar tentando se recuperar de problemas relacionados aos programas ou ao próprio computador, para evitar que um dano maior aconteça. É como se fosse a febre em uma criança pequena: é um aviso sobre algo que pode acontecer mais na frente! Então, sem fingir que nada aconteceu, ok?

Fique atento: se você tiver o Windows 8, no lugar da Tela Azul vai aparecer uma carinha triste e um texto informando qual é o problema, mas continua sendo uma tela de erro. Seja na versão 8 ou na 7, o jeito de corrigir é parecido. Vamos ver o que fazer.

A Microsoft recomenda observar se é possível ou não iniciar o sistema após ele travar. Caso você consiga,  a primeira coisa é desfazer qualquer alteração recente (como uma atualização por exemplo), porque essa pode ser a fonte do problema. Para começar, clique no botão “Iniciar” e quando a caixa de pesquisa aparecer, digite “restauração do sistema” e clique nesta opção. Vá seguindo as instruções, passo passo.

Existe ainda uma alternativa mais avançada, embora simples também. Basta usar a “Central de Ações”. Ela pode ser encontrada também pelo botão “Iniciar”. Acesse o “Painel de Controle” e depois vá em “Sistema e Segurança”. Em seguida, clique em “Verificar o status do computador”, e em seguida em “Manutenção”.

Agora, escolha a opção “Procurar soluções para relatórios de problemas” e clique em “Procurar soluções”. O sistema automaticamente encontra a melhor saída para o problema e, se ela existir, lhe indica o que fazer.

A ultima coisa é procurar por instalações recentes do sistema que acertem o erro que está acontecendo. Você pode verificar se existe alguma atualização no “Windows Update”, ok?

Essa ferramenta foi feita para manter o sistema sempre em dia e novas atualizações podem corrigir o erro que está causando o travamento da sua máquina.

Para verificar as atualizações vá em “Iniciar”, digite “Update” na caixa de pesquisa e clique em “Windows Update”. Depois escolha “Procurar Atualizações” e aguarde enquanto o sistema busca pelas versões mais atuais dos drivers. Marque todos os updates que deseja instalar e clique em “OK”, aceite os termos de licença e pronto. Agora é só aguardar a atualização.

Se o seu sistema continuar apresentando travamentos com tela azul recomendo procurar um técnico de manutenção, todas as outras possíveis soluções precisam de conhecimento mais avançado no sistema e qualquer ação pode prejudicar ao invés de resolver o problema. E é ótimo poder contar com quem trabalha especificamente com isso, né? 😉

Qualquer dúvida, estou por aqui! Aliás, aproveite e me conte: você já passou pela Tela Azul?