Tá pensando em gravar vídeos na internet? Saiba qual o tipo de microfone ideal para você!

O Youtube vem crescendo cada vez mais, e com isso mais e mais pessoas decidem abrir seu canal na plataforma ou simplesmente começar a filmar vídeos para mostrar seus dons e seus talentos! A ferramenta até serve como uma forma de trabalho pra muita gente, sabia?! Ou seja, hoje em dia o que não falta são motivos para você resolver começar a fazer vídeos na internet, e para isso é você precisa cuidar para que os vídeos sejam legais e com qualidade, para serem vistos por bastante gente.

São três cuidados básicos, tá? Primeiro iluminação, segundo uma qualidade de imagem boa e terceiro, um áudio bom. Porque se as pessoas não conseguirem escutar o que você diz ou se sair muito abafado, seu vídeo não vai ser visto. E por isso muitas pessoas que resolvem começar um canal de vídeo se preocupam em comprar um bom microfone. Mas você sabe qual tipo seria ideal no seu caso? Vou te mostrar alguns:

Microfone de Lapela

Esse é aquele famoso microfone que é usado em entrevistas, sabe? Ele é conectado geralmente na lapela da camisa da pessoa, por isso o nome. Ele é muito bom se você estiver pensando em fazer vídeos em lugares abertos, com muito barulho e principalmente se você quer se movimentar de forma livre com a câmera. Isso porque ele tem um estilo de captação de som unidirecional, ou seja, ele só capta o som que está vindo da frente dele, e não atrás ou dos lados, evitando que os outros barulhos do ambiente atrapalhem sua gravação.

Um dos modelos que pode ser destacado nesse estilo é o Audio Technica ATR 3350, porque ele é um ótimo custo benefício. Dá para ter áudio de boa qualidade e até vem com adaptador para conectar a um celular! É perfeito até para quem está começando e não tem tanto para investir em equipamentos tão caros, ou até mesmo aquelas câmeras mais evoluídas.

Microfone Shotgun

Você já viu aqueles microfones bem longos que são usados nas produções de filmes e no cinema? Geralmente alguém de fora o segura com um suporte e ele fica em cima dos atores, sem aparecer na tela. Esses são os microfones shotguns.

Eles também tem captação unidirecional, e o grande diferencial é que eles não precisam estar perto de você para fazer um bom trabalho de captar sua voz. Dá para colocar em um tripé ou até mesmo acima da câmera, assim você pode se movimentar sem se preocupar em se aproximar do microfone.

Por isso para usar um microfone como esse é legal ser um local fixo para que você possa já deixar no lugar e com um espaço maior, caso use um tripé. Um bom exemplo de modelo aqui no Brasil de microfone shotgun é o Yoga HT81.

Microfones USB

Mas se você está focando seus vídeos em podcasts, transmissões ao vivo e até mesmo gameplays de jogos, um dos modelos mais procurados é o microfone USB, que é próprio para gravações feitas no computador.

Um modelo muito conhecido nesse estilo é o Blue Snowball, que já é usado por muitos youtubers e quem produz conteúdo para internet no geral. Ele tem um design bem bonito e diferente dos outros, e garante uma qualidade profissional e o que é melhor, sem custar muito caro.

Microfone Bluetooth

Ah, e outra opção de microfone se você quer gravar vídeos para a internet são os Bluetooth. A grande vantagem desse tipo é que ele pode ser conectado a diversos aparelhos através da conexão sem fio, principalmente a smartphones! Então se você faz vídeos gravando do seu celular e quer um microfone que te dê a liberdade para se movimentar e movimentar a câmera livremente, esse tipo pode ser a solução para os seus problemas.

Um exemplo dele é o GoPlay Mic. É, ele se destaca no mercado porque tem a facilidade de ser compatível com praticamente quase todos os modelos de celulares. Bem legal, não é? Além disso ainda tem áudio de qualidade e até um aplicativo para mixagem de som, que já facilita seu trabalho e muito! Ele pode ficar preso na blusa como o de lapela.

Dica de ouro: Blue Yeti

Gente, olha só que interessante. A Blue é uma marca de microfones, mas ela acaba se destacando como uma categoria extra por causa do seu Blue Yeti. É porque esse microfone é um dos melhores do mercado e o seu grande destaque é que ele se adapta ao que você quer gravar!


É, ele pode mudar o modo de gravação a depender do que você vai gravar para o seu vídeo, assim não precisa investir em vários tipos diferentes. E claro, tudo isso com alta qualidade, como não podia deixar de ser. Ele é bem compacto e o design é uma graça, não é?

E aí, qual desses modelos de microfones seria o mais adequado para você? Comenta aí 😉