Sua conta do WhatsApp foi hackeada? Saiba o que fazer!

Ultimamente, um golpe no WhatsApp tem causado bastante preocupação aqui no Brasil. As pessoas mal intencionadas usam informações de contato de pessoas pra conseguir o código de autenticação do WhatsApp delas. Essas pessoas se passam por um funcionário de algum site e pede para que você passe pra eles um código enviado por SMS, só que esse na verdade é o código do WhatsApp e você nem sabe!

O objetivo é pedir dinheiro pros seus contatos como se fosse você, porque eles conseguem ter acesso a sua conta do mensageiro. Muito perigoso, né? Então pra começar, nunca passe nenhum código enviado por sms pelo WhatsApp pra ninguém, tá? E se um amigo pedir dinheiro, tente entrar em contato com ele por outro meio como outras redes sociais ou ligando, só pra confirmar.

Outra forma de ficar esperto é caso apareça uma mensagem avisando que o código do registro do WhatsApp foi solicitado, que é sinal de que alguém tá tentando entrar na sua conta.

Mas já cai no golpe, e agora?

Muitas pessoas não têm essa informação e acabam caindo no golpe, infelizmente. Se esse foi o seu caso ou de algum conhecido, vou falar o que é preciso fazer, tá?

Primeiro você precisa enviar um e-mail para o WhatsApp no endereço support@whatsapp.com e escrever no corpo do e-mail a seguinte mensagem:

Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta

Você também deve informar o seu número de telefone com o +55 e o DDD. Eles vão desativar a sua conta na hora, mas não se preocupe. Toda mensagem que for enviada enquanto a conta estiver desativada vai ficar salva e pode ser recuperada, tá? Mas isso só acontece se você recuperar em um prazo de 30 dias! Se demorar mais, a conta é desativada totalmente.

A segunda coisa que você deve fazer é avisar pros seus contatos para que eles fiquem cientes de que se alguém enviar mensagem pelo seu WhatsApp, não é você. Dá pra fazer um post em uma rede social, por exemplo, assim muitas pessoas vão ver.

E por fim, você deve entrar em contato com sua operadora de telefone pra avisar o acontecido, porque a pessoa com acesso a sua conta pode pedir um bloqueio ou até mesmo a transferência da sua linha.

E aí, conhece alguém que já caiu em um golpe ou que quase caiu? Marca aqui já pra ficar ciente! 😉